A gestação ou gravidez em cães é um momento muito emocionante para a maioria dos proprietários, que tiveram a oportunidade de acompanhar toda essa fase até chegar ao momento do parto e a chegada dos filhotes em casa, sabemos que é uma experiência muito importante de nossas vidas, especialmente para as crianças, que fazem ligações importantes com seus animais de estimação e seus filhotes.

Qual a duração da gestação ou gravidez na cadela:
A gestação ou gravidez na cadela é muito pequena, são cerca de 63 dias com um intervalo de 5 dias para mais ou para menos, isto é, após o cruzamentos o parto pode ocorrer do 58° ao 68° dias. Existem alguns fatores que podem causar essas diferenças de tempo.

O ultra-som durante a gravidez ou gestação na cadela:
O ultra-som é uma ótima opção para poder avaliar os filhotes em desenvolvimento, observar o batimentos cardíacos, circulação, etc. Além disso, ele pode calcular o tempo da gravidez ou gestação na cadela, dessa forma você saberá com precisão o dia em que os filhotes estarão prontos para nascer.

O ultra-som é também uma solução para os proprietários saber quando ocorreu o cruzamento e para confirmar a gravidez, para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes da cadela e a gestação da cadela.

A ultra-sonografia gestacional pode ser realizada a partir do 18° dia da gravidez em cadelas até o final da gestação.

Cuidados nutricionais durante a gravidez ou gestação na cadela:
Durante a gravidez a cadela irá necessitar aumentar a demanda de nutrientes, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos filhotes; ao mesmo tempo em que diminui o espaço no abdômen até ao estômago, de modo a que as refeições devem ser oferecidas de forma frequente, mas menores em volume. O melhor é deixar os alimentos para acesso livre a partir da metade da gestação.

Como deve ser o ambiente onde a cadela gestante irá ficar:
As cadelas gestantes devem ficar em ambientes silenciosos, sem stress ou agressão. É importante ter uma sala especial ou área onde ela se sente confortável, seguro, longe da chuva, vento e outras alterações do tempo.

Exercícios que a cadela gestante deve fazer:
As cadelas grávidas devem fazer exercício diário, que ajudará a manter a forma, os músculos e evitar a obesidade.

Caminhar é a melhor opção, o tempo vai depender da habilidade do cão, mas, em média, 30 minutos ao dia são suficientes até quando a cadela começar apresentar sinais de dificuldade para andar. É claro que não deve ser forçado a continuar a caminhar, pois você estará fazendo com que ela tenha dificuldade para respirar, e nesse caso é melhor pedir conselho ao seu o seu veterinário qual exercício deve ser feito para sua cadela.

Doenças que podem acometer em cadelas gestantes:
Nunca é aconselhável dar ao cão medicação sem receita médica veterinária, sendo que é muito mais importante evitar durante a gravidez da cadela. Neste sentido, o médico que trata o animal toma em consideração o fornecimento de drogas de acordo com a classificação de medicamentos veterinários (A, B, C e D), dependendo de como tóxico que pode ser mais longo para a cadela ou os filhotes. A são seguros e não causam nenhum dano aos filhotes de cachorro e D são os mais perigosos, que já circula na corrente sanguínea podendo atravessar a placenta e atingir os filhotes causando danos ao desenvolvimento ou morte (causar abortos).

Sempre que uma cadela grávida estiver doente, por mais leve que possa parecer, devem ser consultado e medicado por um veterinário qualificado, porque às vezes o tratamento pode ser mais prejudicial do que a própria doença.

Raio-X durante a gestação da cadela:
Os raios X são muito importantes, pois ele determina o número de filhotes que estão dentro da barriga da cadela e verificar se eles conseguirão passar através do canal de nascimento. Se por acaso os crânios são maiores do que o canal de nascimento, a cadela terá que passar por uma cesariana, e dessa forma poder agendar com antecedência o dia da cirurgia, evitando assim uma emergência e garantindo o sucesso, filhotes vivos e saudáveis.

Agora se os filhotes podem passar de pelo canal de entrega, outros fatores podem precisar de força cesariana, como por exemplo, quando a cadela não apresenta contrações e assim por diante.

O estudo radiográfico pode ser realizada a partir do 45° dia da gestação, sendo que o mais indicado é sempre mais próximo ao nascimento – entre o dia 50 e 55.

A radiação aplicada a cadela não apresenta riscos para os filhotes nem para a mãe, duas doses são normalmente feitas e radiação é controlada e mínima.