O Akita Americano é um cão de temperamento equilibrado, inteligente e ótimo cão de guarda. Confira a seguir um pouco mais sobre o grande cão Japonês que conquistou o coração de muitos americanos e se espalhou pelo mundo.

Origem do Akita Americano


Akita Americano - Guia de Raças 01
O Akita Americano é descendente do Akita Inu. Seus ancestrais eram conhecidos como Akitas Matagi, que significa “cão de caça”. Mais foi durante o período da Segunda Guerra Mundial, onde os Akitas foram cruzados com Pastores Alemães, que posteriormente foram levados por soldados americanos para o Estados Unidos. Com o passar dos anos o Akita Americano ganhou características próprias e se tornou bastante diferente do Akita Japonês (Akita Inu).

Comportamento e Temperamento do Akita Americano


Akita Americano - Guia de Raças 02
O Akita Americano é bastante dominante, territorialista, inteligente e teimoso. Ele tem o temperamento dócil, reservado, tranquilo e equilibrado. Latem muito pouco e são bastante pacientes com crianças, sendo que as fêmeas demoram mais tempo para se aborrecer do que os machos.

Cuidados e Saúde do Akita Americano

O Akita Americano possuem pelagem dupla, onde o pelo externo é reto, duro e liso e o seu subpelo é grosso, macio e denso. A coloração da pelagem do Akita Americano pode ser malhado ou tigrado, vermelho, fulvo, com ou sem presença de máscara e branco (sendo que esses não apresentam máscara).
Akita Americano - Guia de Raças 03
Com relação às doenças que mais afeta o Akita Americano, se destaca a displasia coxofemural, o hipotireoidismo e a atrofia progressiva da retina (que ocorre em cães com idade mais avançada). Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos de vida.

Características do Akita Americano


Akita Americano - Guia de Raças 04
O Akita Americano é um cão amistoso, receptivo, obediente, valente e majestoso. É um cão de grande porte com ossadura pesada. Algumas características são marcantes na raça, como é o caso da sua grande cabeça, as suas orelhas triangulares e seus olhos pequenos. Como a raça não se relaciona bem com outros cães dominantes é importante avaliar esse detalhe antes de você decidir em ter um Akita.

Altura
Machos 66 a 71 cm
Fêmeas 61 a 66 cm

Peso
Machos de 34 a 54kg
Fêmeas de 34 a 50 kg

Competência
Cães de companhia e cães de guarda

Necessidades
Precisam de exercícios diários, longas caminhadas são sempre bem-vindas