De origem Japonesa, o Akita é um ótimo cão de companhia e de guarda. Apesar de ser um tanto sério e pouco brincalhão a raça conquista milhares de fãs por todo mundo.

Origem da Raça Akita

Akita - Guia de Raças O Akita surgiu a quatro mil anos atrás, na província japonesa que leva o seu nome. De acordo com historiadores, o Akita era bastante utilizado para caça de ursos, cervos e javalis. Neste período os Akitas eram conhecidos como matagi-inu, ou seja, “cão de caça”.  Durante o período da Segunda Guerra Mundial, praticamente boa parte dos cães foram confiscados pelos policiais, para confecção de vestes militares. Alguns criadores acabaram cruzando os seus cães com pastores alemães para enganar os policiais e evitar que levassem os seus cachorros. Ao final da Segunda Guerra, a raça Akita tinha chegado à beira da extinção.

Durante o processo de repovoamento da raça, foi criada a Sociedade Akita-inu Hozankai no Japão para preservar o Akita original, e depois disso o Akita se tornou parte do patrimônio natural do Japão. Depois de muitos esforços os criadores japoneses conseguiram sucesso em regenerar a raça pura do Akita, como nós conhecemos.

Comportamento e temperamento do Akita


Akita - Guia de Raças - akita 05
O Akita é um ótimo companheiro, apesar de ser uma raça que não seja para todos. Ele é bastante ativo, afetuoso, independente e obediente, mas não submisso. Entre suas qualidades a lealdade é a que mais se destaca. Como o Akita é um cão bastante leal e apegado ao seu dono, se torna um excelente cão de guarda por agir de forma indiferente com estranhos.

Como o Akita possui um comportamento dominante, pode ser pouco tolerante com outros cães, principalmente se for do mesmo sexo. Para que possam conviver com outros cães, é necessário ser socializado desde pequeno com outros animais.

Cuidados e saúde do Akita


Akita - Guia de Raças - filhotes
Como o pelo do Akita é duro, liso, reto e possui um sub pelo denso, macio e oleoso, precisa der escovado apenas uma vez por semana para remoção dos pelos mortos, e deve aumentar a frequência da escovação durante o período de troca do pelo. Os Akitas tende ser bastante silenciosos e se adaptam bem em apartamentos, desde que faça exercícios físicos e mentais diariamente. Fazer longas caminhadas com ele é sempre uma boa opção.

Quando a saúde do Akita eles possuem tendência a sofrerem de atrofia progressiva da retina e displasia de quadril. Por isso, é importante fazer alguns exames no cão precocemente para diminuir as chances de sofrimento futuro. Outros problemas que é visto ocasionalmente na raça é a luxação da patela, entrópio, polineuropatia, epilepsia, síndrome de VKH, hipoplasia renal cortical e catarata. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos de vida.

Características do Akita

Tamanho
Machos 67 a 71 cm
Fêmeas 61 a 66 cm

Peso
Machos de 34 a 54kg
Fêmeas de 34 a 50 kg

Colores
Rajado, gergelim, branco e fulvo

Competência
Cães de companhia e cães de guarda

Necessidades
Precisam de exercícios diários, longas caminhadas são sempre bem-vindas