O que posso dar para meu cachorro comer? Esta é uma pergunta frequente que muitos donos de cães fazem diariamente, a resposta até parece ser simples mais na verdade não é. Os nossos cães tem um organismo completamente diferente do nosso, e não é todo alimento que comemos que podemos dar para eles, porque alguns podem fazer muito mal ao cachorro.

Hoje vamos abordar alguns alimentos que se mostraram ser bastante tóxicos para nossos cães, então por medida de precaução não dê esses alimentos ao seu cachorro.

É importante lembrar que o fator tóxico dos alimentos, a quantidade que pode fazer mal geralmente está associada ao tamanho da raça e a quantidade de alimento que o cachorro ingeriu. Confira a seguir, os alimentos tóxicos que devem ser evitados:

Chocolate
chocolate

O chocolate perece ser um enorme vilão quando o assunto é cachorro, o chocolate possui uma substância conhecida pelo nome de Teobromina que e altamente tóxica para os cães. Então é bom ficar atento sempre que você estiver comendo chocolate, e não deixar cair qualquer pedacinho no chão, o que pode ser tornar alvo fácil para um cão guloso.

Quanto mais escuro for o chocolate mais da substância Teobromina ele terá. Leia mais sobre o malefício do chocolate para o seu cachorro aqui!

Cafeína
cafe
Evite de qualquer maneira dar alimentos que contenham cafeína para o seu pet. A cafeína em alta quantidade pode ser muito tóxica para os cachorros, e contem uma substância bastante perigosa chamada de Xantinas, essa substância pode causar sérios danos ao sistema urinário e sistema nervoso, central principalmente em doses acima de 62 mg por kg do peso do cão. Os principais alimentos a base de cafeína que devem ser evitado são o chá preto, chá mate, café e refrigerantes a base de cola.

Uva e Uva-passa
uva passa
A substância tóxica presente nas Uvas e Uvas-passa ainda continuam um mistério, mais o seu perigo já foi comprovado e na literatura veterinária existem relatos de cães que apresentaram episódios de insuficiência renal aguda depois da ingestão de apenas 6 (seis) uvas ou uvas passas.

Massa crua

massa cruaA massa crua somente é prejudicial se ingerida em grandes quantidades, o fermento contido nas massas se expandem no estomago do cão, causando assim uma serie de problemas que vão desde, dores e gases, até problemas mais graves como ruptura intestinal e torção de estomago.

Abacate
abacate
O Abacate contém uma substancia muito tóxica conhecida como Persina, ela não trás riscos a vida do seu cão mais pode causar uma bela dor de barriga.

Cebola e alho
cebola e alho
O vilão encontrado nas cebolas e alhos é a substancia Dissulfeto de N-Propril, essa toxina pode causar anemia, icterícia e em casos mais graves sangue na urina do cachorro. Isso ocorre porque o Dissulfeto de N-Propril destrói os glóbulos vermelhos e altera a hemoglobina do sangue e em alguns casos pode levar cachorro a morte.

Batata
batata
A batata em si não e perigosa desde que ela não esteja verde, quando a batata esta verde ela possui uma substancia bastante prejudicial para os cães essa substancia se chama Solanina e pode ser muito tóoxica mesmo nas mínimas quantidades.

Noz macadâmia
macadamia
A macadâmia pode ser muito perigosa e deve ser evitada, ela contem uma toxina que pode causar danos ao sistema digestivo, sistema nervoso e até o sistema muscular dos cães . Em alguns casos mais sérios pode levar a paralisia do animal.

Alimentos dietéticos e diet
Geralmente os alimentos diet possuem um componente chamado de Xilitol que pode ser bastante perigoso para o cachorro, causando problemas hepáticos. Então, evite de qualquer maneira que seu cão coma bombons, biscoitos e balas dietéticas.

Comida com gordura em excesso
Esta não é uma novidade para ninguém, as comidas gordurosas devem ser evitadas tanto por você e principalmente pelo seu cachorro, então nada de frituras, pizza, queijos e creme de leite.

Bebidas Alcoólicas
As bebidas alcoólicas a principio despertam um grande interesse nos cães, isso por conta de seu sabor agradável, mais as bebidas alcoólicas podem levar o seu cão a ter uma séria intoxicação. No caso das bebidas alcoólicas o perigo dobra nos casos onde o animal consome muita bebida, assim como o humano ele por ficar literalmente bêbado e embriagado, se tornando em muitos casos agressivo. Então, muito cuidado em festas e aniversario onde o risco de seu cachorro achar uma latinha de cerveja solta pelo chão é maior.

Esses são os mais conhecidos alimentos que podem causar problemas de saúde em seu cão, então em casos de suspeita de envenenamento ou intoxicação por alguns destes alimentos o mais recomendado é procurar um médico veterinário o mais rápido possível.