Da mesma forma que os seres humanos, os cães convivem com bactérias no seu dia-dia. As bactérias benéficas ajudam a digerir alimentes e proteger a sua saúde, mas as bactérias nocivas podem causar doenças e problemas mais sérios a saúde do seu cão. Muitos veterinários podem receitar amoxicilina, um antibiótico, para derrubar uma infecção bacteriana em seu cão.

Características da amoxicilina:
Amoxicilina é um antibiótico que tem relação com a penicilina, que enfraquece e mata muitas bactérias nocivas ao corpo.  Como as bactérias se reproduzem rapidamente e no corpo e liberam toxinas prejudiciais para o seu cão, os antibióticos como amoxicilina trabalha de forma eficaz para inibir a estrutura celular da bactéria e as matam. Como a amoxicilina é fabricado por diversas empresas, ela pode ser encontrada em comprimidos, líquidos ou em forma de injeção.

Amoxicilina no tratamento bacteriano em cães:
Como a Amoxicilina é facilmente absorvido pelo corpo e mata muitos tipos de bactérias, combatendo também diversas infecções da  pele , ouvido, sistema respiratório e do trato urinário. O seu veterinário deve prescrever este antibiótico para feridas infectadas e abscesso dentários. Dependendo do tipo de infecção, o tratamento é com comprimidos ou em gotas que devem ser administradas em intervalos específicos durante sete dias ou mais. Siga sempre as instruções que seu veterinário recomendou. Como a Amoxicilina deve ser dada na dosagem certa em intervalos de tempo para continuar matando as bactérias. Nem todas as bactérias morrem ao mesmo tempo. O tratamento continua mesmo que o seu cão esteja apresentando melhoras, pois todas as bactérias devem ser erradicas completamente. Para uma infecção mais grave, o veterinário pode dar ao seu cão uma injeção de Amoxicilina para impulsionar o controle das bactérias.

Efeitos colaterais da Amoxicilina:
Embora a maioria dos cães tolerem Amoxicilina muito bem, pode ser ele ela perturbe o estômago do seu cão. Os efeitos colaterais como diarreia ou fezes soltas são bastante comuns. O seu veterinário pode sugerir dando Amoxicilina com uma refeição ou no meu de uma refeição para minimizar a dor de barriga. Entre em contato com seu veterinário caso o seu cão desenvolva dificuldade para respirar, salivação excessiva, vômitos, convulsões ou outros sinais de uma reação alérgica ao medicamento. Alguns cães são alérgicos a penicilina e pode reagir de forma negativa a Amoxilina ou antibióticos similares. Evite misturar medicamentosa, não esqueça de avisar o seu veterinário o uso de outros medicamentos que seu cão esteja tomando.