Se seu cão aparenta está um pouco embriagado logo após a cirurgia, não se preocupe, pois é um dos efeitos causados pela anestesias em cães. Felizmente os efeitos são apenas temporários e que será resolvido brevemente. Nesse momento o melhor a fazer é colocar o seu cão em local tranquilo e seguro, onde ele possa se descansar.

Como a anestesia em cães pode fazer com que os cães apresentem outros tipos de comportamentos, selecionamos as principais alterações que podem ocorrer:

Alterações comportamentais: Se por acaso o seu cão não esteja interagindo com as pessoas ou outros animais da casa, não se preocupe. Logo após anestesia geral é comum o cão ter mudanças comportamentais de forma temporária, e isso é solucionado dentro de alguns dias. Por isso, durante esse período evite estimular o seu cão a brincar ou deixe que crianças e outros animais de estimação a mexer com ele, não importa o quão confiável ele seja. Dê tempo para o seu cão se recuperar.

Moleza/apatia: Alguns cães se recuperam muito rápido da anestesia e chegam até voltar saltitante para casa, como se nada tivesse ocorrido, enquanto outros cães demoram dias para se recuperar. Será normal você ser o seu cochilar por longos períodos nesse momento. Por isso, você deve esperar o efeito da anestesia ser eliminado do sistema do seu cão, que pode levar de 18 a 24 horas.

Dificuldade em andar: O efeito da anestesia também permite que seu cão tenha dificuldade em andar, pois ele acaba não tendo percepção de profundidade. Nesse caso é importante manter o seu cão confinado em um local seguro e tranquilo para que ele possa se recuperar. Esteja pronto para ajudar o seu cão caso ele necessite de uma mãozinha para entrar e sair do carro, subir ou descer escadas ou em locais com obstáculos onde ele possa cair.

O cão pode sentir frio: Quando o seu cão chegar a casa o mantenha aquecido, utilize cobertores e uma cama quentinha, pois ele pode precisar de ajuda para manter o calor corporal. Como muitos anestésicos causam vaso dilatação, acaba fazendo com que o cão perca calor com maior facilidade. Por isso, nos primeiros dias após a anestesia geral, manter o cão em um local quentinho e acolhedor irá ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Náuseas: É normal o seu cão se sentir um pouco enjoado após a anestesia. Neste caso você deve dar apenas pequenas refeições e seguir as recomendações do seu veterinário e não se assuste com a falta de apetite do seu cão, pois ele irá votar em alguns dias.