A artrite é uma das doenças mais comuns nos cães, eles afetam principalmente os cães de meia idade e os idosos. Independente se o cão é grande ou pequeno, a artrite pode ser uma fonte de dor crônica e pode afetar de forma negativa a qualidade de vida do seu cão. A artrite também é conhecida como doença da articulação degenerativa e ela ocorre quando uma articulação é instável e permite que os ossos se movam de forma anormal dentro da articulação. Com o passar do tempo as linhas de cartilagem das articulações, acabam agindo como uma barreira entre os ossos e ao longo dos anos esse movimento anormal corrói a cartilagem e o osso começa a roçar contra o osso, criando inflamação crônica e dor.

Como prevenir e diminuir as dores ocasionadas pela artrite?

A melhor forma de prevenir a artrite em cães é manter o seu cão com o peso saudável. Isto irá diminuir o stress que o corpo coloca nas articulações e ajudar a manter as coisas em movimento como deveriam. Se você observar que seu cão tem uma gordurinha na região das costelas ou barriga, você deve consultar o seu veterinário imediatamente para que o seu animal de estimação possa seguir uma dieta balanceada e diminuir o peso.

Dietas terapêuticas podem ser prescritas pelo seu veterinário ou pode ser adquirida através de rações específicas para esse caso. Alimentos que são ricos em Omega 3 e 6 ácidos graxos equilibrados em  uma proporção específica pode diminuir a inflamação e o alvo das vidas de dor nos cães. Quando a dieta é feita de forma correta o animal pode voltar a caminhar, correr e até mesmo pular em poucas semanas. Em alguns casos o veterinário pode recomendar uma dieta rica em sulfato de condroitina e glucosamina, esses suplementos comumente são usados para melhorar a articulações, cartilagem e reparar os defeitos presentes.

Como a prevenção é sempre o melhor remédio, mantenha o seu cão com peso equilibrado. Caso você observe alguma rigidez ou seu cão mancando, consulte o seu veterinário imediatamente e converse sobre outros tratamentos para artrite que estão disponíveis para o seu cão.