Os Beagles são cães pequenos, carinhosos, curiosos e brincalhões. A popularidade da raça vem crescendo a cada dia por ser um cão ideal para toda família.

Origem da raça Beagle

beagle 06A origem do nome Beagle não é conhecida, mas deriva da palavra gaélica “beag”, referindo-se aos latidos dos cães durante as caçadas. O Beagles mais famoso talvez seja o Snoopy amigo fiel de Charlie Brown e companheiro inseparável de Peanuts.

Segundo historiadores relatos sobre a raça surgiu em meados de 1700, quando caçadores utilizavam pequenos cães (chamados de Beagles) na caça da lebre selvagem. Já o Beagle moderno é muito semelhante aos de hoje ganharam um refinamento por volta de 1800.

Os Beagles possuem muita energia e por isso exigem muito exercício físico. A primeira vista pode ser um ótimo cão para apartamento, mas as famílias que não possuem um local espaçoso ou pouco tempo para passear com eles regulamente, a fim de manter o seu peso em ordem e não deixá-los entediados deveria pensar bem antes de levar ele para casa. Pois, como eles foram criados para serem cães de caça, os Beagles preferem um grande quintal para poder explorar. Por isso, é recomendado sempre fazer uma longa caminhada por dia.

Adestramento


beagle 04
Os Beagles ganharam o título de cães teimosos e possuem a reputação de ser difícil de treinar. Neste caso, é recomendável treinamento o mais cedo possível, utilize petiscos e o reforço positivo para recompensá-lo.

Comportamento e temperamento do Beagle

beagle 09Os Beagles não suportam ficar longe do seu tutor por muito tempo, e quando isso ocorre acabam latindo bastante e destruindo o que vêem pela frente. Por isso, é importante fazer uma longa caminhada antes de sair de casa, dessa forma as poucas energias evitará que ele destrua algo em casa.

Já o seu temperamento da raça é bastante equilibrado. Os cães dessa raça adoram crianças e não apresenta timidez. É um cão carinhoso e que sempre está em alerta. O Beagle é considerado um cão inteligente, alegre e valente.

Cuidados e saúde do Beagle

beagle 03O porte do Beagle é de pequeno para médio e sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos. A sua pelagem é curta, densa e impermeável. As cores específicas da raça são o tricolor (branco, marrom ou vermelho), bicolor (marrom e branco, preto e brando ou vermelho e branco) e todo branco.
beagle 02 Quanto à saúde do Beagle, entre os principais problemas é ocasionado pelo excesso de peso, que acaba sobrecarregando as articulações das patas e coluna. Outros problemas comuns na raça são a otites, dermatites e inflamações das glândulas anais.

Por isso é muito importante sempre fornecer ao seu cão uma dieta balanceada e que eles pratiquem exercícios diariamente, escove o seu pelo semanalmente  e mantenha higienizados os ouvidos do cão.

Características do Beagle

Peso
Machos 10 kg a 15 kg
Fêmeas 8 kg a 14 kg

Altura
Machos 33 cm a 40 cm
Fêmeasc33 cm a 38 cm