A Bebesia é uma das principais doenças transmitidas pelo carrapato e que atingem os cães, além da Bebesia os carrapatos também transmitem a Erliquiose, já falamos sobre ela aqui no site.

A Bebesia também é conhecida pelos nomes Babesiose ou Piroplasmose, a doença é altamente perigosa sendo mais comum nos meses de verão e nas cidades mais quentes do país. A Bebesia é transmitida através do carrapato marrom que abriga o protozoário Bebesia Canis que ataca ativamente os glóbulos vermelhos do cachorro.

Principais sintomas da Bebesia
Um cachorro infectado pela Bebesia precisa ser levado a um veterinário com urgência, mais como saber se o meu animal esta infectado pela Bebesia? E importante que você fique muito atento a presença de carrapatos em seu cachorro, logo após a mordida do carrapato os parasitas invadem a corrente sanguínea do cachorro, em muitos casos essa infecção é silenciosa. Então se você encontrar algum carrapato em seu cão fique atento a sintomas como:
– Febre
– Apatia e tristeza
– Cansaço
– Urina escura
– Mucosas amareladas
– Falta de Apetite
– Icterícia

Diagnostico
Para o correto diagnostico da Bebesia é necessário a realização de um exame de sangue e em alguns casos um exame sorológico pode ser solicitado.

Tratamento, cura e prevenção da Bebesia
O tratamento da Bebesia consiste principalmente na administração de um remédio chamado Babesicida, ele é capaz de destruir e eliminar o parasita da corrente sanguínea do animal. Em casos mais graves é necessário fazer hemodiálise no animal.

Por isso, é muito importante manter os carrapatos sempre longe de seu cão, fique atento aos mínimos detalhes, faça sempre uma varredura em seu pelo e no seu canil, a melhor maneira de combater a Bebesia e a prevenção.