Figurando em primeiro lugar na lista das raças de cachorro mais inteligentes do mundo, temos o simpático e alegre Border collier.

Origem e história da raça Border collier:
O Border Collie é um autentico cão pastor e sua criação se data de mais de um século, originalmente o Border Collie surgiu na Grã-Bretanha entre vários cruzamentos entre cães pastores e de resgate.

O Border Collie tem uma característica única no pastoreio de ovelhas, ele não utiliza o latido, simplesmente usa a inteligência e dar leves mordiscadas nas ovelhas, para manterem elas na direção correta. Em 1951 a raça foi definitivamente registrada pelo nome que conhecemos atualmente.

Adestramento:
Esta é uma tarefe fácil para o Border Collie, eles são os cães que tem a maior facilidade de aprendizado do mundo, a raça é a preferida para estrelar comerciais de TV, então se você está pensando em ter um cão dessa raça o adestramento será muito fácil e divertido. Como já falamos anteriormente o Border Collie é a raça mais inteligente entre todas as raças caninas.

Cuidados e Temperamento do Border Collie
O Border Collie é um cão de trabalho e ele necessita de muito exercícios, neste caso a ração não é recomendada para quem mora em apartamentos ou casas pequenas, o Border Collie precisa de muita atividade física, correr 10 km em um dia pode parecer tarefa fácil para um Border Collie.

O Border Collie além de ser super inteligente tem um ótimo temperamento, sendo ideal para o convívio em família inclusive com crianças, mas os cães dessa raça não tolera todos os animais e as vezes chega a arrumar diversas confusões, ele também tem um ótimo instinto protetor.

Quanto aos cuidados com o pelo do Border Collie, duas a três escovações por semana já são suficientes para deixar os pelos com uma boa aparência.

Saúde do Border Collie:
Em geral os cães da raça Border Collie tem uma ótima saúde e em alguns casos a presença da displasia de quadril, o Border Collie é um cão muito valente e tem uma ótima resistência a dor, que pode mascarar alguns eventuais problemas de saúde.

Características e expectativa de vida do Border Collie:
Os cães da raça Border Collie vivem cerca de 13 a 16 anos

Peso
Machos 13 kg a 20 kg
Fêmeas 12 kg a 194 kg

Altura – Tamanho
Machos 48 cm a 56 cm
Fêmeas 46 cm a 53 cm