A diarreia no cachorro é um dos problemas bastante comum, afinal de contas, o cão coloca praticamente tudo em sua boca. Como a diarreia também pode ocorrer devido a outros problemas mais sérios, que irá requer de bastante atenção, principalmente se ocorrer com certa frequência.

Como saber se meu cão está com diarreia?
Se você observar fezes moles, esse será o principal indicador da diarreia. Esses problemas intestinais podem ser acompanhados por vômitos.

Causa primária da diarreia no cachorro:
Embora uma infecção possa provocar uma diarreia no cão, outros motivos pode levar também a uma diarreia em seu cachorro como, por exemplo, ao comer pequenos objetos ou sofrer uma mudança brusca em sua dieta.

Os cuidados que você deve ter ao perceber que seu cão está com diarreia:
Se o seu cão também está vomitando
Retirar os alimentos de sua tigela e limitar o cão com água durante 12 horas;
Verifique se a água que você está oferecendo ao seu cão está limpa;
Dê ao seu cachorro uma pequena refeição de frango cozido com arroz branco. Essa dieta deve ser mantida até o cão voltar a ter fezes consistentes.
Caso a diarreia persista por mais de 24 horas ou você observe um rastro de sangue ou muco revestido as fezes, você deve levar o seu cão imediatamente ao veterinário.

O cachorro estiver com diarreia e vomitando?
Se o cão está vomitando suavemente você deve fazer:
Remover o alimento e água durante 12 horas;
Para que seu cachorro não desidrate, dê cubinhos de gelo para ele lamber ou um pouco de água gelada a cada hora (uma colher de chá para cães de pequeno porte e uma colher de sopa para cães maiores).
Quando o cachorro parar de vomitar, dê uma pequena quantidade de frango cozido com arroz branco ao sue cão. Nesse momento você pode introduzir uma pequena quantidade de água ao seu cachorro.
Espere por duas horas e observe se seu cão vomita, em seguida, outra pequena refeição de frango com arroz cozido pode ser oferecida ao cachorro.
Faça esse tratamento até que as fezes do cachorro voltem a ficar consistentes.
Continue esse tratamento até que a consistência das fezes retorna ao normal.

Como prevenir a diarreia no cão?
Existem várias formas de reduzir a ocorrência de diarreia no cachorro:
Não mude de forma repentina a dieta do seu cão;
Não de ao seu cachorro pequenos objetos para brincar
Mantenha em dia o período de desparasitação em seu cão.