Às vezes olhamos para nossos cachorros e vemos varias expressões humanas em sua face, alguns dizem que eles chegam até a se parecer com algum membro humano da família e a expressão de culpa, será que ela existe?

Donos de cachorros de todas as partes do mundo relatam que o seu melhore amigo é capaz de se sentir culpado, para se ter ideia esse número chega a quase 60% dos criadores, mais não e bem assim que a banda toca. Olhar submisso do cachorro pode se parecer com uma sensação de culpa, mais pode não ser.

Cientistas afirmam que o sentimento de culpa, arrependimento ou vergonha é mais complexo e que nossos cachorros não poderiam expressar, os cachorros expressam com muita veracidade expressões de alegria, agressividade e medo, mais e a culpa? Onde entra nessa história?

Pesquisas revelam que o olhar de culpa do cachorro está mais ligado ao fato da repreensão humana, como tudo nos cachorros são passados em expressão corporal o olhar de arrependimento no qual entendemos, pode ser simplesmente um charme ou uma maneira de seu cachorro se manter longe de encrencas maiores.

Podemos usar como exemplo o fato de quando um cachorro faz algo de errado ou ele leva uma palmada ou leva um grito, correto? Então, o simples fato de passar um olhar de submissão reduz o poder da reclamação de seu dono, com isso, a paz volta a reinar. Então, toda vez que você ver o se cachorro com aquela cara de culpa, na verdade ele esta apenas relacionando o seu comportamento a reação do seu dono.

Mais e você, o que acha dessa história? Será que nossos cães sentem culpa ou apenas querem nos enganar, independente da resposta é inevitável não se render a um olhar de culpa de um cachorro, principalmente quando ele e seu melhor amigo.

Confira no vídeo um cão que parece se sentir o cachorro mais culpado do mundo, por ter comigo o petisco sem autorização e neste caso parece que ele foi o culpado mesmo: