Você já deve saber que os animais de estimação sentem emoções. Muitos cães já foram observados de luto pela perda de outros cães e até mesmo realizar certos rituais entre os mortos, como cobrindo-os com cobertores.

Cães e o sentimento da morte:
Como os cães não podem nos dizer em palavras o que sentem e como possuem personalidades diferentes, não tem como de fato afirmar se eles entendem a morte do outro cão. Muitos especialistas e donos de cães, no entanto, observam algumas mudanças de comportamento quando ocorre uma morte de outro animal. Alguns acreditam que a intensidade das emoções que ocorrem nos cães depende da sua família, seu relacionamento com os membros falecidos e humanos da família, e a forma como os membros da família expressar emoções através de uma morte.

Como saber se meu cachorro está de luto:
Alguns cães demonstram comportamento de luto como os humanos, muitas vezes ele agem de forma deprimida. Eles podem apresentar a perda de apetite e ter sono perturbado. Eles também podem dormir em momentos diferentes e mais do que o habitual. Também é possível observar que eles perdem o interesse em brincar, caminhar e se retiram do ambiente em que se encontra a sua família. É possível observar que alguns cães se tornam desorientados ou pegajosos, como também pode permanecer na porta na espera do cão voltar.

Como ajudar um cão que esteja de luto?
O melhor remédio para um cão que esteja de luto é mantendo a vida o mais normal possível. Furar a rotina com caminhas e refeições, dando mais atenção e contato físico, como carinho e escovadas. Levá-lo  a lugares em que ele entre em contato com outros cães ou amantes de cães. Caso ele tenha perdendo o apetite, ofereça o seu alimento favorito.

Embora os cães sintam a falta do cão de morreu, mesmo em luto, não pense que levar um novo cão para a casa irá resolver o problema. Os cães se ajustam com o tempo e podem de fato ser felizes, a longo prazo, sem ter que ter outro cão ao seu redor. Muitos cães vivem de forma plena com os seus tutores.