O uso de Cães Guia é bastante benéfico para os portadores de deficiência visual, pena que no Brasil seja tão difícil encontrar alguns centros de treinamento ou até mesmo alguma Cão Guia trabalhando, o treinamento de um Cão Guia é caro, podendo chegar a custar até 30 mil reais, estima-se que no Brasil inteiro apenas 100 Cães Guias estão Habilitados ao trabalho.

Tendo em vista a necessidade em aumentar esse número de Cães Guia o Kennel Club do estado de Pernambuco inaugurou um novo centro de Formação de Cães Guia, se tornando o pioneiro no nordeste a oferecer esse tipo de treinamento.

O Kennel Club de Pernambuco conta agora com uma estrutura bastante completa com canis e alojamento para os deficiente visuais, o que facilitara bastante o processo de treinamento dos Cães.

As Principais raças utilizadas como Cão Guia são os Goldem Retriever e o Labrador Retriever.

O Kennel Club de Pernambuco Fica localizado na BR-101 Norte, no município de Paulista. Para mis informações sobre as atividades de treinamento de Cães Guia, acesse o site do Kennel Club de Pernambucohttp://kcep.com.br/

Além do Centro de formação de Cães Guia de Pernambuco o local conta com uma área para recreação e adestramento de cães, aberto a visitação pública.