O Passeio com os cachorros talvez seja a atividade mais prazerosa que ele posa sentir, tanto para o pet quanto para o tutor. É durante o passeio que o seu cachorro explora outros horizontes, fazem amizades caninas e se sociabilizam com outros humanos. Quando ganhamos ou adotamos um cachorrinho, uma das primeiras perguntas que passam pelas nossas cabeças é em relação a que tipo de coleira usar. Este assunto é bem abrangente e depende de uma série de fatores que vamos explicar aqui neste post qual a melhor coleira para cachorro.

O número de coleiras vendidas nos pet shops é enorme e existe um tipo certo para cada animal, isso vai depender muito de vários fatores como tipo de raça, idade do animal, peso, nível de agressividade e nível de adestramento.

 Conheça os principais modelos de coleiras para cachorros:

Coleira tradicional:
Coleira tradicional

A coleira tradicional pode ser encontrada em vários tipos de material, a exemplo couro e o nylon. Estas coleiras geralmente são usadas em cachorros menores, tendo em vista que o seu poder de suportar a preção não é tão grande. Muitos tutores de pets gostam de colocar o nome de seu cãozinho nas coleiras tradicionais, de fato isso altamente recomendado caso o seu pet se perca durante um passeio.

Mais um fato negativo do uso das coleiras tradicionais que envolvem o pescoço do animal, é que muitos tutores deixam o cão com a coleira durante todo o período, e essa pratica não é recomendada já que o animal pode enganchar e enroscar a coleira em algum lugar e acabar se machucando. Então, se for usa a coleira tradicional use apenas na hora do passeio ou sob sua permanente supervisão, o uso desta coleira para cachorro e uma das mais aceitas por tutores de todo o Brasil

Coleira enforcador:
Coleira enforcadorA coleira enforcador é uma das coleiras mais usadas nos dias de hoje, geralmente esse modelo é usado em cães de raça maior, onde o tutor precisa ter certo controle sob o animal. Mais a coleira enforcador não é recomendada, pelo menos por nos do site Tudo Sobre Seu Pet. A coleira enforcador se não for usada corretamente pode chegar a machucar o seu animal, e tenho certeza que não queremos que isso aconteça, mas mesmo assim a uma grande saída para o uso da coleira enforcador, e neste caso são o uso dos grampos da guia, que transformam o enforcador em uma coleira tradicional – leia mais sobre coleira enforcador aqui.

Coleira Peitoral:
Coleira PeitoralA coleira peitoral é mais usada para cães das raças menores, ela se torna uma coleira bastante segura e resistente e não corre o risco de se soltar do cachorro, como pode ocorrer com as coleiras de pescoço.

A coleira peitoral também pode ser usado em cachorros de raça média e grande, porém ela não é tão indicada principalmente se o seu cachorro não for adestrado. A coleira peitoral da uma força maior para o cão, caso que não ocorre com as coleiras de pescoço.

Coleira Headcollars
Coleira HeadcollarsEsse tipo de coleira é bastante semelhante aos cabestros e arreios usados em cavalos e elas não são muito utilizadas pela população.

As Coleiras Headcollars são uteis quando o cão é muito agressivo ou esta em processo de treinamento, o formato da coleira da um controle muito grande ao tutor que esta guiando o cachorro, para falar em termos populares ela pega no “ponto fraco do cachorro” desestabilizando completamente a sua capacidade de locomoção (em casos de um possível e eventual ataque).

Coleira com Grampos ou Carranas
Coleira com Grampos Coleira com grampo ainda são muito populares no Brasil, donos de cachorros ferozes e fortes costumam utilizar como modo de contenção em caso de um ataque durante o passeio, mas no do site tudo sobre seu pet desaconselhamos totalmente o uso deste tipo de coleira, as pontas “grampos” podem ferir gravemente o seu cachorro, então, evite este tipo de coleira para o bem estar de seu cachorro.

Coleira Eletrônica:
Coleira EletrônicaEste tipo de coleira para cachorro serve mais para o uso domestico, a coleira eletrônica emite pequenos choques inofensivos ao cachorro, mais que até certo ponto incomodam bastante, as coleiras elétricas são utilizadas como limitador na hora do adestramento, neste caso a coleira eletrônica não é usada com guia, o seu acionamento se da através de um controle remoto.

Guias:
As guias são consideradas como a extensão que faz a junção da coleira com a mão do tutor, e para que o conjunto seja completo é importante que você também escolha uma guia adequada. no mercado de pet shops a uma enorme variedade, algumas são em couro, outras de nylon e até de ferro, o tamanho das guias também variam muito. aconselhamos que o uso das guias em cães grandes seja bem pequeno, no caso chamamos de guia curta, já nos casos dos cachorros de raças menores as guias podem ser um pouco maiores, dando uma flexibilidade maior ao seu animal.

Então, quando for comprar o conjunto de guia e coleira para cachorro, analise com carinho e escolha o melhor para o seu pet, afinal de contas, eles são os nossos melhores amigos e merecem todo o cuidado possível.