Confira em nossa matéria com que frequência você deve dar banho em seu cachorro e quais os cuidados que você deve tomar para que ele não adoeça.

O número de vezes que seu cão irá tomar banho vai depender muito do seu estilo de vida e do tipo de sua pelagem. Mais de modo geral, é recomendado dar banho em seu cachorro a cada 15 dias. E caso seja necessário, complemente a limpeza entre os banhos utilizando um pano umedecido com uma mistura de água, álcool e vinagre branco (todos em partes iguais).

Se seu cão possui uma pelagem mais densa, será necessário dar banhos com intervalos maiores, dessa forma você evita que o excesso de umidade possa causar doenças de pele no seu pet.

Como dar banho em seu cachorro:
Passo 1: É necessário escovar o pelo do seu cão para que seja removido os fios soltos.

Passo 2: Utilize água morna, nem muito fria nem quente de mais. Dessa forma seu cachorro terá um banho mais relaxante.

Passo 3: Utilize um shampoo ou um sabonete específico para cães, nunca utilize produtos humanos em seus pets.

Passo 4: Dê atenção as orelhas do seu cachorro durante o banho. Tampe-as com algodão e não permita que a água entre o canal auditivo do seu cachorro.

Passo 5: Se seu cachorro não tem muita simpatia com o secador, em um dia bastante ensolarado dê o banho em seu cão e enxugue-o com uma toalha e deixe-o secar ao sol.

É muito importante dar atenção no momento de enxugar o seu animal após o banho, pois ele pode ficar exposto a infecções que provocam o famoso “cheirinho de cachorro molhado“, que ocorre devido a reação química da água do banho com as secreções produzidas pelo animal.