Hoje em dia com a popularização da corrida de rua, muitos tutores vêm com bons olhos a participação de seus cachorros em treinos de corrida, o que é uma excelente ideia já que isso irá melhora o condicionamento físico de seu cão, além de ser uma ótima companhia.

Mais não pense que só porque o cachorro tem 4 patas que você deve sair correndo com ele palas ruas, será necessário tomar alguns cuidados e medidas de segurança para que o seu amigo peludo não sofra lesões ou tenha problema relacionado ao esporte.

Quais os principais cuidados para você começar a correr com o seu cachorro:
A escolha da raça é um fator muito importante, então, se você quer ter um cachorro corredor evite as raças dos cães braquicéfalos que são as que têm o focinho muito curto, a exemplo o Pug e o Buldog, esses cães tem uma certa dificuldade para respirar e não são indicados para corridas.

Veja também o porte do seu cachorro, cães maiores são mais propensos a lesões, como a displasia de quadril e cotovelo.

Agora vamos ao que interessa. Veja como começar a correr com o seu cachorro:

Comece na idade certa:
Filhotes apesar de ter uma enorme disposição, não são indicados para corridas, para os filhotes prefira os passeios, as corridas podem prejudicar a formação de seus ossos, um cachorro só se torna preparado para exercícios mais intensos depois de 1 ano de idade.

Por outro lado os cachorros mais velhos possuem uma saúde mais delicada e você não quer expor o seu amigo a situações desconfortáveis não é? Comece lentamente e endureça com o passar do tempo, ir aumentando o grau de dificuldade e distância, assim em pouco tempo o seu cachorro irá ganhar músculos e uma resistência fantástica, depois não se surpreenda se ele facilmente derrotar você em uma corrida de resistência.

Fique atento a hidratação e ao super aquecimento:
Uma das partes que merecem mais atenção da sua parte é a que se refere a hidratação e ao super aquecimento do seu cachorro, então, evite corridas em horários em que o sol esteja muito forte e sempre ofereça água para o seu pet, de preferência a cada 1 ou 2 km de corrida.

As melhores raças de cães para serem companheiros de corrida são:
Cães pastores: Cães de Gado, Pastor Australiano, pastor alemão, pastor belga e o Border Collie
Cães Ponteiros: Ponteiro Alemão, Weimaraners, Vizsla
Cães Retriever: Goldem Retriever e Labrador Retriever
Cães de Caça: Jack Russell e Galgo

Os vira latas ou cães de raça não definidas também podem ser ótimos companheiros de corrida.