Para manter a saúde das patas e unhas, é importante começar acostumar o cão desde filhote, alguns apresentam alguma resistência quando adultos, principalmente os de raça maiores.

Unhas muito comprida podem fazer o cão deslizar em pisos mais escorregadios, podendo até provocar algum tipo de lesão em seu cão. Por isso é muito importante manter as unhas de seu cão sempre cortadas.

Cães que vivem em piso áspero como os de cimento necessitam de um cuidado menor na hora de cortar as unhas, já que o próprio piso se encarrega do assunto funcionando como uma lixa natural. Já os animais que vivem em apartamento, principalmente os que vivem em piso com cerâmica, necessitam de um cuidado bem maior.

Cortador de unhas específico para cães

Como cortar as unhas do seu cão - cortador especial cachorro

Existem no mercado diversos tipos de cortadores de unhas,próprios para o cada tipo e tamanho de cachorro.

Para cortar a unha do seu cão, você tem que esta bem preparado para isso, caso contrario é melhor levá-lo a um pet shop onde profissionais treinados irão fazer o serviço para você.

Cuidado com o sabugo

Como cortar as unhas do seu cão - cuidado com a veia ou sabugo do cao

Na hora de cortar a unha é muito importante observar as áreas da unha. Na unha do cão existe uma parte chamada sabugo que nada mais e que uma veia, e se essa parte for atingida ocorrerá um pequeno sangramento. O sabugo é mais facilmente visto em cães com as unhas claras, onde pode ser vista com facilidade observando a coloração. Nos cães com unhas escuras o indicado é olhar por baixo da unha. Caso ocorra o sangramento o ideal é colocar amido de milho no local, para estancar o sangramento.

As unhas devem ser cortadas em media: a cada 15 a 20 dias.