O Labrador Retriever é sem duvidas uma das melhores raças de cachorro que existem, eles são fieis companheiros, alegres, pacientes e lindos.

O Labrador precisa de exercícios diários, então nada de moleza, leve o seu cachorro Labrador para passear no mínimo uma vez por dia, o ideal é que seja duas vezes, uma pela manhã e outra pela tarde, em momentos em que o sol esteja mais fraco.

Feitos para nadar
Os labradores são ótimos nadadores e não dispensa um bom banho na praia ou piscina, o labrador foi feito para nadar, em suas patas podemos encontrar ventosas que o ajudam nadar, seus pelos ajudam a manter a temperatura corporal na água, além de seu peito funcionar como um barril dando uma ótima flutuabilidade na água, sua grossa calda funciona como um poderoso leme.

Treinamento e Adestramento
Os cães da raça Labrador Retriever são muito fáceis de treinar e figuram entre as 10 raças de cachorro mais inteligentes, ocupando o 7º lugar da lista. Os labradores são ótimos cães farejadores, muitos deles trabalham para polícia e são treinados para encontrar drogas e armas, os Labradores também é uma das raças preferidas para servir como cão guia de cegos.

Cuidados com os pelos
Os cachorros da raça Labrador Retriever em geral não precisam de muito cuidado com o pelo, sendo que eles soltam bastante pelo, principalmente na estrada do verão e do Inverno. Neste período eles trocam todos os seus sub pelo e isso pode deixar a sua casa bastante suja, o ideal e que você o escove com certa frequência, uma boa escovação diária já resolverá o seu problema com os pelos.

Cuidados com a saúde do cachorro Labrador Retriever
O labrador em geral possui uma saúde de ferro, mas por conta de problemas genéticos eles são suscetíveis a algumas doenças, sendo que as mais perigosas e frequente são a displasia coxofemoral e a catarata.

Quanto à displasia coxofemoral o ideal é que seu cachorro seja examinado por um veterinário de confiança, dessa forma ao ser examinado ele irá verificar se existe a possibilidade ou não de da doença. Caso o resultado seja positivo você terá que tomar algumas medidas para que a displasia seja adiada ou até prevenida. Alguns destes cuidados são fortalecimento da musculatura do cão, adicionamento de vitaminas (neste caso seria a condroitina) e ter alguns cuidados com os pisos molhados e lisos.

O labrador é o cachorro certo para você?
Se você pretende ter um labrador é importante avaliar a sua disponibilidade para cuidar do animal, os labradores são muito apegados aos donos e são muito sensíveis.

A questão do espaço não é um grande problema, apesar de serem um cachorro de porte grande, muitas pessoas criam a raça labrador dentro de apartamentos, eles são muito silenciosos por sinal, e só latem esporadicamente.

O mais importante é que você de muito carinho e afeto a seu animal e uma boa caminhada com ele diariamente.