Às vezes o simples fato de pensar em dar banho em seu cachorro pode parecer um pesadelo, isso pelo fato de que tem animais que gostam e outros que não gostam do banho, mas o fato de dar banho em seu cachorro em casa pode ser uma tarefa bastante divertida e econômica, no artigo de hoje vamos dar varias dicas de como dar banha no cachorro em casa.

Banho em Filhotes:
Os filhotes precisam de uma atenção um pouco maior, e se você tem a intenção de dar o banho em seu cachorro essa será uma ótima oportunidade de fazer ele aprender a gostar dos banhos.

Banho em Cães de Porte Grande:
Os cachorro de um maior porte geralmente costumam dar um pouco mais de trabalho, alguns até são um pouco agressivos, o que impossibilita o banho nos pet shops, neste caso o uso de uma focinheira pode ser necessária.

Quantas vezes meu cachorro precisa tomar banho por mês?
Esta pergunta é muito comum de seu ouvir da maioria dos tutores de cães,  o assunto é um pouco controverso, alguns veterinários indicam que o banho deve ser dado pelo menos de 15 em 15 dias, já outros afirmam que os banhos podem ser mais espaçados tipo, 1 vez por mês.

como dar banho em cachorro - 02

O que ocorre é que alguns animais precisam mais de banhos que outros, se você tem um cachorro que vive apenas dentro de sua casa e não tem muita exposição na rua os banhos podem ser menos frequentes. Caso você tenha um cachorro que tenha uma atividade externa bastante ativa, o importante é que ele tenha que tomar banhos com uma maior frequência, em alguns casos o banho semanal pode ser necessário.

A hora do banho é uma excelente oportunidade de você verificar se o seu cachorro esta com algum parasita, como pulgas e carrapatos.

E na hora do banho, como fazer?
Caso você more em casa esse trabalho vai ser um pouco mais simples, afinal de contas você terá mais espaço para poder dar o banho no seu pet, caso você more em apartamento a questão fica um pouco mais complicada, já que o espaço é menor. Mas mesmo assim é possível dar banho no seu cachorro independente do local onde você mora.

Lembrando que quanto mais cedo o seu cachorro for acostumado a tomar banho com você, mais fácil será o processo adaptação.

Dicas de como dar banho em cachorro:

Quando você for dar banho no seu peludo é muito importante que você siga algumas regras básicas, como:

  •  Utilize um banheiro, não é indicado dar banho nos cachorros mesmo os de raças menores em tanques de lavar roupa.
  •  Ao invés de ter um chuveiro ou ducha neste banheiro você deve adaptar para a entrada de uma mangueira, de preferência que tenha uma boa vazão, assim será muito mais fácil limpar todas as partes do seu cachorro.
  • Se o seu cão for muito agitado, o mantenha preso em uma coleira, isso ajudara bastante na hora do banho, principalmente se a superfície do piso for lisa.
  • Na hora do banho procure sempre proteger as orelhas de seu cachorro, isso pode ser feito facilmente colocando um chumaço de algodão em seu orifício, o algodão irá impedir que entre água no canal auditivo do seu cachorro evitando assim uma série de doenças a principal e mais comum é a infecção do ouvido “otite”.
  • Utilize sempre produtos para uso veterinário, existem vários tipos de shampoo, sabonetes e perfumes que são facilmente encontrados em pet shops. Procure por produtos que sejam de boa qualidade e leve em consideração o tipo de pelagem, se o pelo é claro ou escuro, isso faz uma grande diferença.
  • Existem também sabonetes que previnem o aparecimento de pulgas, infelizmente o cheiro deles não e tão agradável então uma boa ideia e usar este sabonete antes de um shampoo mais cheiroso, existem também xampus que combatem a oleosidade e a seborreia do cão.
  • Aplique o shampoo em toda a superfície do pelo do seu cachorro, mais tenha um cuidado especial na área dos olhos.
  • Após o banho é muito importante que você seque bem o seu cachorro, você deve utilizar secador de cabelo para retirar toda a umidade, mais cuidado com a temperatura para não machucar o seu cachorrinho. Alguns cachorros tem pavor do som do secador, então neste caso o trabalho terá que ser manual, na toalha mesmo e depois deixe o seu animal ao ar livre se possível no sol, o resíduo de água no pelo do cachorro pode provocar alergias e o aparecimento de fungos.

como dar banho em cachorro - 03

  • Já que está dando banho no seu pet aproveite também para escovar os seus dentes, lembrando que a escovação deve ser diária para assim manter os seus dentes limpos, fortes e saudáveis.

* Neste artigo abordamos apenas como dar banho em cachorro, no caso do banho e tosa para raças que precisem de corte o indicado é levar o seu cachorro a um pet shop de confiança.