Nos dias de hoje temos uma série de marcas de rações disponíveis no mercado, são inúmeras empresas que exploram o mercado de alimentação canina, com rações especifica para cada tipo de raça, ambiente e tipo físico canino, essas rações vão dos preços mais populares aos mais caros. Então, se você quer fugir um pouco da rotina das rações, aprenda agora algumas dicas simples de como fazer comida caseira para seu cão.

Lembre-se, nunca dê comida que sobrou na panela para seu cão, faça sempre uma comidinha exclusiva para ele. A nossa comida em geral contem algumas substâncias que podem ser prejudiciais para seu animal, a principal delas é o sal. Então sabendo desta informação você poderá fazer diversas opções de comidinhas caseiras para seu pet.

Agora vamos ao que interessa
A alimentação caseira de seu cachorro deve conter entre 30% de amido, 30% de vegetais e 40% de carne, seguindo essa receitinha, o seu cão irá ingerir as quantidades corretas de nutrientes para um correto equilíbrio de suas necessidade.

Carne:
Você pode utilizar carne moída de segunda, pedacinhos de fígado, músculo ou peito de frango, mais nunca utilize as partes que contem os ossos, o osso pode até ser utilizado para dar um sabor à comida, mais deve ser retirado da panela antes de servir a comida ao cão

Amido:
Você também pode utilizar, aveia, macarrão e arroz para complementar a refeição de seu pet. Escolha sempre uma das fontes e amido por vez, para não deixar a alimentação de seu cão sempre com a mesma cara.

Vegetais:
A maioria dos vegetais estão liberados, assim como as frutas e legumes, evite usar cebola na sua receita, alguns veterinarios alertam que ela pode provocar anemia em seu cão.

Super dica: experimente colocar um pouco de azeite de oliva nas receitas, azeite não apenas faz bem para o homem, mais também faz muito bem a saúde de seu cão.

Se você fizer uma grande quantidade de comida, lembre-se de levá la ao congelador, nunca deixe a comida somente na geladeira por mais de dois dias.

Agora que você aprendeu o básico de como fazer comida em casa para seu cão, e só servir e esperar a reação dele, tenho certeza que ele irá adorar.