Fazer a limpeza semanalmente das orelhas do cão é fundamental para monitorar a sua saúde. Esse procedimento também é de extrema importância para cachorros que possuem orelhas caídas ou até mesmo que sofra com algum tipo alergia. Agora caso o seu cão esteja com as orelhas machucadas ou inflamadas não é indicado fazer essa limpeza que iremos mostrar em casa.

Por isso, antes de iniciar a limpeza nas orelhas do seu cão faça uma visão geral, observe se a cera está grossa de mais, se possui feridas, caspas ou quaisquer fluidos. Caso você observar algo estranho, evite fazer a limpeza e leve o seu cão para uma consulta veterinária. Agora se elas estiverem apenas com a orelha sujinha pode iniciar a limpeza.

Como limpar as orelhas do cachorro - Passo a Passo 02

Como você provavelmente não irá conseguir enxergar o canal auditivo, você deve fazer apenas uma limpeza superficial do ouvido no seu cão. Evite enfiar um cotonete no ouvido do seu cão e caso sinta dificuldade em realizar a limpeza leve o seu cão ao veterinário.

Se você vem observando que o seu cão está coçando bastante as orelhas esse é um dos primeiros sinais de que pode está ocorrendo uma infecção fúngica. Você também pode observar se possui mal cheiro e corrimento a amarronzado. E neste caso será necessário de um tratamento adequado. Pois, apenas a limpeza não resolverá o problema do seu cão.

Para fazer a limpeza da orelha do seu cão será necessário comprar no petshop um produto também conhecido como limpa-orelhas específico para cães. Lembrando, que o produto só deve ser utilizado na área visível.

Outra opção é fazer uma receitinha caseira para limpar as orelhas do seu cão. Para a misturinha você irá precisar de três colheres de sopa de vinagre branco e a mesma quantidade de álcool para ser misturados em um recipiente.

Como hoje você encontra facilmente o produto específico para limpar as orelhas do seu cão, o mais recomendado é a recomendação do seu veterinário ou de um pet shop de sua confiança.

Como utilizar o produto:
Molhe um chumaço de algodão com o limpa orelhas ou com a misturinha. Caso o seu cão seja de pequeno porto, será necessária uma menor quantidade de algodão e de produto. Caso você não tenha algodão pode optar em utilizar uma gaze enrolada do dedo indicador. Lembrando que você não deve ensopar a gaze com o produto.

Faça a limpeza da orelha interna com muito cuidado, remova toda a sujeira e detritos que possa ser encontrado no local. Caso seja necessário, troque o chumaço por um novo e continue com o processo de limpeza.

Como limpar as orelhas do cachorro - Passo a Passo 03

Lembrando que todo esse trabalho deve ser de forma delicada e suave, pois as orelhas dos cães são bastante sensíveis. Não se esqueça de dar atenção das dobrinhas dentro da orelha, pois são nelas que se acumulam mais facilmente a sujeira.

Se o veterinário recomendar, você pode colocar a ponta do frasco na abertura do canal auditivo e aperte (massageando suavemente na base da orelha por 1 minuto). Em seguida, utilize um algodão ou uma gaze limpa para remover todo líquido.

Você perceberá que após ter feito esse procedimento será bastante normal o seu cão sacudir a cabeça. Em seguida, faça novamente o procedimento com o chumaço de algodão para que não permaneça nenhuma sujeirinha.

Faça a limpeza uma vez por semana, para que a sujeira não se acumule. E uma dica muito importante é que você deve sempre fazer a limpeza das orelhas do seu cão sempre que ele nadar, pois o limpa-orelha irá remover toda a água que se acumulou no local.

Repita a limpeza regularmente. Uma vez por semana é uma frequência bacana, pois a sujeira se acumula bem rápido.