Essa situação é um tanto quanto complicada, principalmente para quem possui um casal de cachorros não castrados, quando a cadela entra no cio o terror e caos acontece.

Então, visando ajudar essa grande parcela de tutores que tem um cachorro e uma cadela em casa, vamos dar algumas dicas de como manter o cachorro longe da cadela no cio.

A princípio, essa tarefa pode ser um pouco complicada, principalmente se você morar em apartamento. A principal regra neste momento é manter a cadela o mais distante possível do cachorro macho, isso que dizer que o quanto menos contatos os dois animais tiverem melhor, estamos falando de contato visual, auditivo e sensorial.

Como manter o cachorro longe da cadela no cio:

  • Dica 1: Coloque sua cadela em alguma quarto, banheiro ou dependência na qual o seu cachorro não tenha acesso de maneira alguma.
  • Dica 2: Limpar a casa varias vezes ao dia, isso irá ajudar a eliminar o odor produzido pelo feromônio da cadela.
  • Dica 3: Exercite o seu cachorro! Neste momento o cachorro macho devera receber o máximo de atividades físicas, o cachorro quando esta entretido com alguma atividade tende a ficar mais calmo e esquecer um pouco a cadela.
  • Dica 4: Não use calmantes ou sedativos! O uso de calmantes e sedativos pode até funcionar por um curto período de tempo, mais eles não são a solução ideal, os sedativos podem até causar problemas de saúde ao seu cachorro, então fique longe deles.
  • Dica 5: Use absorventes higiênicos ou fraudas na sua cadela. O uso destes itens, além de impedir que a casa fique suja, retardam um pouco a propagação do feromônio e protege a sua cadela caso o contato com o macho venha a acontecer.
  • Dica 6: Todo cuidado é pouco, um cachorro quando esta na presença de uma cadela no cio fica completamente alucinado, então aumente a fiscalização e em hipótese alguma deixe os dois juntos, principalmente se os cachorros forem de raças e tamanhos diferentes.

Então, seguindo essas dicas é provável que você passar por essa situação com um pouco mais de conforto e tranquilidade.