É bastante comum durante o passeio diário com seu pet você avistar cachorros soltos vagando pelas ruas. E quando algum desses cães se aproxima de você e seu peludo, mesmo com a intenção de brincar, pode ser um momento assustador. Aí você se pergunta, o que fazer para proteger o meu cachorro? Pensando nessa situação, foi feito esse artigo. Com intuito de ajudar como proteger seu cachorro do ataque de um cão solto.

Como existem diversas maneiras para você escapar dessa situação, confira a seguir algumas dicas e veja qual melhor se encaixa para cada situação:

  • Ta pensando em correr? – Essa será uma péssima ideia, pois ao correr você estará estimulando o cão solto a correr atrás de você e seu pet.
  • Como distrair o cão solto? – Quando o cão estiver se aproximando de você e seu pet estiver alegre, será mais fácil de defender-se. Peça para o cão solto se sentar e converse com ele para distraí-lo. Em seguida jogue um punhado de petiscos para o cão e nesse momento prepare a sua fuga. Essa é a forma mais gentil de afastar o cão solto de você e seu pet.
  • E se for necessário assustar o cão solto? – Fique no meio entre o seu pet e o cão que se aproximou. Fale com a voz firme para o cão solto “não”. Outra alternativa é levar um guarda chuva e abri-lo na direção do cão solto correndo, que de tão assustado irá sair correndo do local, essa é uma forma de ter uma barreia visual e física com esse cão.
  • Seu cachorro é pequeno? – Embora sejam poucos os casos de encontrar um cão solto que realmente tenha intenção de atacar o seu cachorro. Caso o seu pet seja pequeno você deve colocá-lo em seu colo e levá-lo a algum local seguro, onde o cão agressor não consiga alcançá-lo, como em uma lata de lixo grande ou em cima de um veículo.
  • Se o cão solto resolver atacar você – O ataque de cães soltos a pessoas é muito raro, mais caso o cão esteja redirecionando a você o ataque, proteja a sua cabeça e pescoço.

Para evitar qualquer susto durante os passeias com o seu pet, evite passear com ele sem a guia e se mantenha calmo durante esses episódios. Com essas dicas, você estará preparado para agir com cautela durante essa situação.