Da mesma forma como os humanos, os cães podem sofrer com os erros do sistema imunológico, um item alimentar inofensivo comum ou que faça parte da natureza (como pólen, poeira, mofo ou sujeira) se tornam uma ameaça ao cão. Pois, o seu sistema imunológico acaba atacando o cão de forma agressiva.

Como algumas raças de cães são mais propensas a ter alergias do que em outros, confira a seguir os 10 sinais que o seu cão possa está sofrendo de alergias.

Como saber se o meu cão tem alergia?

  1. Se por acaso o seu cão está constantemente se coçando, balançando a cabeça ou lambendo a sim mesmo, isso pode indicar que seu cachorro possa está sofrendo com uma reação alérgica.
  2. Se surgir em seu cão manchas vermelhas ou irritação na pele, pode também alertar que algo de errado está ocorrendo com seu mascote.
  3. Se você observar seu cão sempre esfregando o focinho, ele pode ter pontos doloridos e pode apresentar áreas vermelhas ao redor dos olhos, que são claros sinais de alergia.
  4. Caso o seu cão espirre, tenha uma tosse frequente ou corrimento pelo nariz e olhos, também são fortes indícios de alergia.
  5. Se seu cão tem dificuldade em respirar ou ele ocorra chiando, também é bom ficar atento.
  6. No caso de caspa no cão, pode ser que seu animal de estimação esteja sofrendo com alergia.
  7. Se você observar que seu cão está perdendo o apetite, sofrendo de fraqueza, tendo vômitos e diarreia, estes sintomas podem indicar que o cão tenha intolerância ou alergia alimentar.
  8. Caso o seu cão esteja sempre mastigando ou lambendo os seus pés, este é um sinal de que ele seja alérgico ao pólen.
  9. Se você observar que seu cão está sempre coçando ou esfregando as orelhas com as patas ou na mobília da casa, isso pode ocorre por ele ser alérgico. Também será possível notar que de suas orelhas terão um corrimento de cera provenientes de suas orelhas que tem vermelhidão e odor.
  10. se seu cão tem uma repentina mudança de humor ou está menos brincalhão que o normal. Também pode indicar que ele esteja passando por um processo alérgico.

Se você observar qualquer um dos sinais ou sintomas citados acima, é uma boa idéia levá-lo ao veterinário para que seja examinado.

Apesar de seu cão possa ter algum outro problema que possa ocasionar sintomas semelhantes ao da alergia, a única forma de determinar se seu cão é de fato alérgico é consultando um veterinário e fazer alguns testes com a raspagem da pele. As alergias pode ser bastante angustiantes para os cães da mesma forma como ocorrem com os humanos,  se você pode fazer algo pelo seu cão não deixe isso de lado.