A maioria das pessoas podem se enganar no momento em que vão medir a temperatura de um cachorro, isso porque a temperatura normal de um cachorro não é a mesmo que a nossa, a temperatura média do corpo de um cachorro gira em volta dos 38,5 graus a 39,5 graus o que gera um susto terrível, então muitas pessoas pensam que o seu cão esta com febre e na realidade ele não esta.

Então se até os 39,5 o meu cão não esta com febre, quando devo me preocupar?
Você deve começar a se preocupar quando a temperatura corporal do seu cachorro ultrapassar essa marca, um cachorro com a temperatura de 40 graus possivelmente esta com febre.

Quais os principais sintomas da febre?
Os principais sintomas da febre são olhos lacrimejantes, apatia, focinho quente e falta de apetite.

Como devo medir a temperatura do meu cachorro? Posso usar um termômetro normal?
Para medir a temperatura de um cachorro é simples, e você pode sim utilizar um termômetro normal desses que são vendidos na farmácia, mais para fazer isso você terá que ter muito cuidado para que o termômetro não quebre e machuque o animal.

A temperatura do cachorro é medida pelo ânus ou pela orelha, no caso da orelha a necessidade de utilizar um termômetro especifico, mais como nosso foco é medir a temperatura do cachorro em casa, o recomendado é verificar a temperatura pelo anus do animal. Lembre-se de utilizar um termômetro único para o cão, nada de ficar dividindo o termômetro com outras pessoas na casa, a do cão é único e exclusivo dele.

E se meu cachorro estiver com febre o que devo fazer?
Se o seu cachorro apresentar os sinais e a temperatura elevada o mais indicado é que você o leve o mais rápido possível a um veterinário. Caso você não tenha como levar o seu animal ao veterinário de imediato tente fazer ele beber bastante água, a água de coco é uma boa aliada nesta situação, mantenha o seu cachorro confortável, um banho às vezes ajuda a diminuir a temperatura do animal. Mas quando se trata de vidas o importante é não arriscar.