Estresse deveria ser um problema unicamente humano, com tantas contas para pagar, transito complicado e outros problemas do dia-dia. Mas saiba que os nossos amiguinhos felinos por muitas vezes também estão sofrendo por stress e a gente nem percebe, no artigo de hoje vamos dar alguma dicas de como saber se um gato está estressado.

Os gatos apesar de terem um temperamento durão, eles na verdade são pets muito sensíveis, que precisam de carinho e afeto. E o stress afeta de uma maneira bastante cruel estes animais, não só no quesito psicológico mais também no aspecto físico, trazendo uma série de complicações para a sua saúde.

Alguns dos principais sintomas que o seu gato pode apresentar que esta sofrendo de stress são:

Arranhões em exerço
Como saber se um gato está estressado - gato entediado
Arranhar é um instinto básico gato, mais se você perceber que ele está tento atitudes diferentes, e arranhadas locais que não é de costume, principalmente se os arranhões forem verticais.

Urinar em locais inapropriados
Como saber se um gato está estressado - gato urinando
Se seu gatinho começar a urinar em lugares estranhos em seu cotidiano e principalmente fora de sua caixinha, e um forte indicio de stress.

Agressividade excessiva
Como saber se um gato está estressado - gato bravo
Os gatos são por natureza animais dóceis e pouco agressivos, então se ele apresentar esses sintomas seja com o seu tutor ou com visitas e até mesmo com outros animais, isso pode não ser um bom sinal.

Diminuição da vontade de comer
Como saber se um gato está estressado - gato sem querer comer
A perda de apetite é um dos sintomas iniciais de que seu pet pode esta sofrendo de estresse, então fique atendo a quantidade de comida e se perceber se esta sobrando alguns grãozinhos a mais na tigela fique alerta, pois a falta de alimentação poderá ocasionar muitos outros problemas.

Se escondendo excessivamente
Como saber se um gato está estressado - gato se esconendo
Em alguns casos o gatinho parece ser tímido, e costuma se esconder das visitas com muita frequência, mais se isso for do temperamento do animal, não há problema algum. Mais se esta atitude começar a aparecer repentinamente é um forte sinal que seu felino está um pouco estressado.

Queda de Pelo
Como saber se um gato está estressado - queda de peloAlguns gatos quando estão com sintomas de estresse tem o costume de arrancar os seus próprios pelos, e em alguns casos o estresse é tão grande que se formam verdadeiros buracos em algumas regiões de seu corpo.

Outros fatores também costumam desencadear o estresse em gatos, com no caso dos animais que passam o dia todo em casa, sem a presença de humanos. Por isso, procure dar carinho e atenção a seu gato, brinque com ele de vez em quando e evite passeios na rua (gatos odeiam passear com o dono) eles são animais muito caseiros, e quando decide dar ma voltinha, querem fazer isso de forma independente.

Quando for levar seu pet ao veterinário e precisar andar de carro, procure colocar o seu gato em uma caixinha de transporte, isso aliviará o estresse momentâneo da viagem.

Então se você perceber que seu amado gatinho está passando por uma situação difícil, o mais indicado e levá-lo a um veterinário, para que ele possa avaliar e administrar um tratamento.

Alguns tratamento caseiros consistem na administração de florais, que são calmantes naturais, e surtem um bom efeito, esses florais são vendidos em praticamente todos os pet shops.