Como os cães de modo geral têm suas características particulares, provavelmente todas as cadelas irão ter um início diferente no início do seu cio. Provavelmente você notará que uma mudança no seu níveo de energia ou alteração do comportamento (podendo se tornar mais arisca).  Nesse quesito de comportamento é bastante comum ela ficar mais reservada que o habitual ou mais agressiva ao entrar no cio, podendo se tornar bastante sociável ou agir de forma oposta.

Uns dos primeiros sinais que sua cadela está no cio são físicos e não os comportamentais, como por exemplo, a vulva da cadela começa a ficar inchadinha e ocorrendo a mudança de cor, ficando um pouco mais rosado. Já os mamilos da cadela podem inchar e se tornarem mais sensíveis. Ela começará a ter pequenos sangramentos pela vagina e você também observará que a sede aumentará bastante e que ela irá urinar mais vezes. Vale ressaltar que em cães de raças pequenas a quantidade de sangue é mínima ou até mesmo nenhuma.

Como funciona o ciclo menstrual da cadela:
De modo geral as cadelas entram no cio pela primeira vez após os seis meses de vida. Caso a cada não passarem pelo cio após 14 meses precisam ser consultadas por um veterinário. Os ciclos do cio da cadela dura em torno de três semanas e possui um intervalo de seis a oito meses. Esses ciclos menstruais tendem a continuar até a idade avançada da cadela, a menos que ela seja castrada.

O que o cio faz com os cachorros?
O aroma expelido pelas cadelas estará presente em sua urina e nas secreções vaginais, que irá atrair os machos a longas distâncias. Caso o cão consiga ficar perto o suficiente da cadela, tentará montar e cruzar com a cadela que está no cio. Como esse aroma é potente é muito importante que a pessoa que esteve com a cadela no cio troque e lavem as roupas para que o cão não avance em você.