Os carrapatos são uma praga e está presente em todos os lugares, principalmente nas regiões mais quentes do país, o carrapato é um parasita que precisa do sangue de seu cachorro para sobreviver, então é muito comum que ele se aloje em pontos estratégicos como plantas, capins, postes, ou seja, locais onde a circulação de cachorros a fim de infectar um novo indivíduo.

Carrapato traz doenças?
Sim, o carrapato é o transmissor da Babesiose canina conhecida como Doença do carrapato, mais não são todos os carrapatos que transmitem a doença, para transmitir o carrapato precisa esta infectado.

Como encontrar o carrapato em meu cachorro?
Para você encontra o carrapato em seu cachorro é fácil, basta você fazer uma busca em seu pelo, os carrapatos costumam ficar em algumas áreas específicas do seu cão como o focinho, peito, orelhas e na parte traseira.

Dependendo do tipo de pelagem de seu cão a tarefa pode ser mais simples ou complicada, então é sempre importante que você esteja atento a alguns sintomas que podem indicar que seu cachorro esta com carrapato, que pode ser a coceira excessiva, marquinhas na pele ou até mesmo encontrar carrapatos na caminha.

Existe remédio para carrapatos?
Sim, é possível comprar alguns remédios e repelentes para carrapato, nas lojas especializadas existe uma série de produtos que tem como o objetivo eliminar e combater os carrapatos, esses produtos são em forma de spray, coleira, shampoo e sabonetes e costumam ser bastante eficazes na prevenção da infecção pelo carrapato.

Como remover o carrapato do meu cachorro?
Ao encontrar um carrapato em seu cachorro é necessário a remoção imediata, então com muito cuidado, usando as pontas dos dedos ou uma pinça, remova o carrapato suavemente para ele não estourar, caso o carrapato estoure corre risco de haver uma nova infestação no seu animal, pois as fêmeas que estejam com ovos podem depositá-los no local e assim o seu cachorro nunca ficara livre desta praga.

Importante!
Caso seu cachorro apresente sintomas como sonolência, náuseas e vômitos logo após você ter encontrado um carrapato nele, é muito importante você levar o seu cachorro a um veterinário de confiança.