As patas dos cães, como em qualquer outro animal de estimação exigem cuidados específicos, hoje vamos abordar o assunto de uma forma bem pratica que deve ser incluída na rotina de cada cão.

Almofadas

As almofadas das patas caninas tem uma função bastante importante na resfriação do corpo do animal, então evite sair com seu cão em momentos que o piso esteja muito quente, isso pode ocasionar verdadeiras queimaduras, que irá incomodar bastante seu animal.

Observe sempre as almofadas, veja se ela está com uma aparência boa ou ressecada, em caso de almofadas ressecadas o ideal é passar um creme a base de vaselina para hidratar o local.

Higiene e cuidados

Para os cães que fazem passeios na rua, às patas são a principal porta de entrada de parasitas, principalmente do carrapato, por isso,após um passeio limpe as patas de seu cão com um pano úmido e verifique se tem algum machucado ou parasita.

O que fazer em casos de corte

Apesar do que muitos imaginam os cortes nas almofadas dos cães é mais comum do que se parece e pode ocorre em diversas situações, uma delas ocorre em cães que passeiam nas ruas.

Em casos de cortes pequenos e superficiais é indispensável fazer uma limpeza bem feita na área atingida, após isso é bom passar uma pomada ou creme antisséptico no local. Os pequenos cortes quando mau cuidados podem inflamar e causar outros problemas associados.

Em casos de cortes mais profundos o ideal é levar o seu cão imediatamente a um veterinário.

Cortando as unhas do seu cão

As unhas do cão merecem uma atenção especial, principalmente para cães que vivem em apartamento, onde o piso geralmente é liso. A unhas do cão devem ser cortadas em media de 15 a 20 dias, dependendo do animal.