Muitos donos acham nojento e se preocupam bastante com o fato de seu cão está bebendo urina. Além de ser anti-higiênico, esse fato ser um alerta para possíveis doenças que seu cão pode adquirir com esse hábito. Existem várias explicações que levam o cão a beber urina e soluções para que seu pet para com esse hábito.

O surgimento repentino nos cães em beber urina é pouco comum. E isso pode surgir devido a uma doença subjacente, como uma infecção no trato urinário ou diabetes no cão. Outra causa para que pode levar o seu cachorro a beber urina pode ser apenas um fator comportamental, sendo assim um sinal de que o seu pet precise de mais treinamento. Caso você esteja muito preocupado com esse comportamento em seu cachorro, você deve consultar um veterinário e descartar qualquer problema mais grave.

Causas
Como a causa exata é desconhecida. Esse comportamento é bastante comum em cães que sofram com infecção do trato urinário ou diabetes, doença essa que faz com que o cão tenha bastante sede, dessa forma o cão bebe qualquer líquido que encontre. Como também o hábito de beber urina pode ocorrer devido a causas ambientais, esse fato é bastante comum em cães que foram mantidos em cercadinhos ou baias quando filhotes.

Muitos donos se preocupam com o fato de seu cão está bebendo sua própia urina, sendo que será muito pouco provável que isso irá causar algum dano ao seu cão, já que não há nada na composição na urina que não estivesse no corpo do seu cão. Porém, esse hábito não é bom para hidratação do seu pet, por isso tente diminuir a quantidade de urina que o seu cão ingere. Também não permita ele beber a urina de outro animal, pois pode conter substâncias nocivas para o seu pet.

Como prevenir e solucionar esse problema?
Caso o comportamento em beber a urina seja devido a uma infecção no trato urinário, fazer o tratamento contra infecção irá acabar com o habito de beber a urina. Agora, caso você não saiba o motivo pelo qual leve o seu cão a beber urina, será necessário um adestramento. Caso o seu cão esteja bebendo a urina nas dependências da casa, é importante limpar a área o quanto antes e utilizar algum produto de limpeza para eliminar o odor.