Os carrapatos são um perigo para o seu cachorro e transmitem muitas doenças as mais comuns são a Babesiose e a Erliquiose, hoje iremos falar sobre a Erliquiose mais você também pode conferir nossa matéria que fala sobre sobre a Babesiose e como tirar carrapato de seu cachorro.

A Erliquiose também conhecida como pancitopenia tropical canina, é uma doença muito grave que ataca os cães independente de sua idade ou raça, a Erliquiose é uma doença infecciosa causada por bactérias chamada Ehrlichia e Ehrlichia canis, infelizmente não existem vacinas para combater essa doença causada pela mordida do carrapato.

A Erliquiose assim com qualquer outra doença provocada pelo carrapato é muito mais comum durante o verão, já que essa é a época onde os carrapatos estão mais presentes na natureza.

Todo carrapato transmite a Doença do carrapato?
A doença do carrapato é transmitida através de um carrapato infectado, não são todos os carrapatos que irão transmitir a doença, para que a transmissão ocorra ele precisa esta infectado e esta infecção se da através do contato do carrapato sadio com um cachorro já infectado. Na contaminação o parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue do cão.

Sintomas da Erliquiose (doença do carrapato)
Existem alguns sintomas que apresentam que o seu animal pode esta infectado pela doença do carrapato, pode ocorre uma variação de cão para cão dependendo muito da reação do organismo de cada individuo.

Geralmente a Erliquiose apresenta os seguintes sintomas
– Febre;
– Falta de apetite;
– Perda de peso;
– Tristeza aparente;
– Sangramento nasal;
– Sangramento urinário;
– Vômitos;
– Manchas na pele;
– Dificuldades para respirar;
– Inchaço nas patas;
– Mucosas pálidas;
– Perda de Visão;
– Abdômen sensível (dor).

Para ser ter certeza que o seu cachorro esta infectado pela doença do carrapato é necessário que sejam realizado exames clínicos e laboratoriais, neste caso o exame de sangue é indispensável, então se o seu animal esta apresentando alguns destes sintomas o mais indicado é levar o animal imediatamente a uma clinica veterinária, o quanto antes a doença do carrapato seja diagnosticada maior será as chances de cura.

Prevenção
A Erliquiose como já falamos não tem uma prevenção medicamentosa ou vacina, a única maneira de prevenir que o seu cão seja alvo desta doença é mantendo ele livre dos carrapatos, hoje em dia é possível encontrar muitos produtos que agem repelindo e até matando os carrapatos que entram em contato com o seu cachorro, nas lojas veterinárias e pet shops é possível encontrar desde sabonetes e shampoos, até as coleiras repelentes e sprays que ajudam bastante no combate desta praga.

Então pessoal quando o assunto e carrapato todo cuidado é pouco e a higiene do cão é um fator importantíssimo no quesito prevenção.

Tratamento
O tratamento da Erliquiose é feito a base de antibióticos, nos casos mais graves a necessidade de transfusão de sangue e tratamento via soro. Dependendo do estado do animal o tratamento pode apresentar uma melhora nas primeiras 48 horas, obtendo o resultado esperado nos primeiros 20 dias de tratamento. Então só para relembrar que o quanto antes o seu cachorro seja diagnosticado com a doença do carrapato mais rápido e fácil será o seu tratamento.