A higiene bucal é um item muito importante na vida de todos nos, seja humanos ou caninos. Você já parou para ver como anda a situação dos dentes de seu pet? Se não fez ainda, já esta na hora de fazer.

Os pets comem de tudo e a todo o momento, e com o acumulo do resto dos alimentos nos dentes se tornam um ambiente bastante propicio para a proliferação de bactéria, caries e tártaros, que com o decorrer do tempo podem evoluir e ter consequências um pouco mais graves para seu animal.

As principais doenças que podem surgir em seu cão devido à falta de escovação de seus dentes são: doenças relacionadas aos rins, fígado, sistema nervoso, coração, pulmões e até doenças nas articulações.

Então agora você já sabe que deve ficar mais atento a higiene bucal de seu cão, não é?

Confira algumas dicas de como tornar a escovação dos dentes de seu cão em uma atividade simples e prazerosa, tanto para você quanto para seu pet.

Escovando os dentes de seu cão

A primeira etapa é acostumar o seu cão ao habito da escovação, sugiro que este hábito venha desde quando o seu pet ainda seja filhotinho, assim ele não terá problemas em aceitar a escova de dente. Em alguns casos em que os cães já adultos que não passaram por essa experiência ainda quando filhotes a reação ao ato de escovar os dentes se torna bastante trabalhoso e complicado, sendo necessário em alguns casos a visita a um veterinário para a remoção dos tártaros, em um procedimento clínico.

Portanto, antes de partir para a escova, coloque seu dedo na gengiva de seu cão, pode também utilizar uma gaze. Isso fará seu cão se acostumar com o toque nesta região.

Procure escovar os dentes de seu cão com uma escova macia, para não ferir a gengiva.

Utilize a pasta de dente especifica para animais, essas pastas são facilmente encontradas em pet shops e não fazem mal ao seu pet caso ele engula a substância.

Seguindo esses passos você terá um cão saudável e com um hálito sempre refrescante!