Gastroenterite em cães é a inflamação do estômago e intestinos, onde os sinais mais comuns são os vômitos e diarreia em cães.

A diarreia em cães é um mecanismo de defesa, com a qual o movimento do intestino é acelerado no cão e aumenta a fluidez nas fezes para tentar remover rapidamente a causa do desconforto, se um alimento estragado, uma bactéria, um vírus, etc.

Gastroenterite em cães - Como tratar - Copia

Como a diarreia em cães é um sinal muito inespecífico, o que significa que pode ser causada por muitos fatores, este artigo irá discutir algumas das causas mais comuns, lembrando que todos os cães com diarreia devem ser examinados por um veterinário para identificar sua causa e tratamento.

Características de diarreia em cães:
As características da diarreia em cães são pistas importantes para saber o que está ocorrendo com seu cão. Já que essas referências, em uma visita ao veterinário irão dar mais elementos para diagnosticá-lo de forma rápida a existência da gastroenterite em seu cão.

Alguns dos dados que podem ajudar a identificar a  gastroenterite no processo de diagnóstico em cães são:

  • Histórico – Tudo o que ele poderia ter comido dias antes, o número de dias com a presença de diarreia, etc;
  •  O número de evacuações que seu cão fez por dia;
  • O volume de cada evacuação;
  • A consistência das fezes – pasta, líquido, uma combinação destes;
  • Coloração das fezes – branco, amarelo, verde, laranja, café, preto, etc;
  • Se há presença de substâncias ou materiais como sangue, muco, parasitas, objetos (plástico, papelão. Etc.);
  • Informe se o cão tem urgência em evacuar –  Observe se ele pode esperar para fazer, onde faz normalmente ou faz em qualquer local.

Diarréia em filhotes:
Diarreia em filhotes de cachorro deve ser sempre considerada uma emergência e é importante levá-los ao veterinário, porque embora há muitos fatores que podem provocar a diarreia, alguns deles são doenças infecciosas como a parvovirose, cinomose, coronavírus, bacteriana ou infecção parasitária. Independentemente do fator de terem ou não sangue, algumas das doenças mencionadas podem causar a morte do animal, em poucas horas.

Diarreia em cães adultos:
A diarreia em animais adultos também devem ter toda a atenção dos proprietários, porque, se não for tratada rapidamente, como nos filhotes podem agravar.

Diarreia em cães chamada mecânicas é muito comum e são causados ​​por descuido, como fazer mudanças bruscas na alimentação (troca da ração), alimentos ricos em gordura, comer em excesso, etc. Normalmente, este tipo de diarreia depois de um tempo se resolve por si só, geralmente o cão nunca parece tristonho ou sem vontade para continuar comendo e bebendo água como faz normalmente.

Quando levar o cão ao veterinário?
Todas as diarreia com sangue em cães, quer seja em vermelho vivo ou digerido (cor preta), deve ser tratada com antibióticos prescritos pelo veterinário.

Parasitas em fezes é um indicador claro de que existe a sua presença no intestino do cão, mas a droga para uso depende do tipo de parasita observado, por isso, vai ser útil  armazenar em um plástico o verme e ir ao veterinário para identificá-lo. Se você tiver mais de um animal de estimação em casa (cão ou gato) devem ser vermifugados tudo de uma vez.

A diarreia fétida (mal cheiro) estão normalmente associados com a contaminação bacteriana, que pode ser causada pela ingestão de alimentos deteriorados, fermentação das fezes, contato com agentes infecciosos, infecções secundárias de um problema inicial, e outra posterior, pela convergência de fatores. Mais uma vez, é importante saber que o tipo de medicamentos está sendo usados ​​pode variar de acordo com as partes interessadas, por isso, não é bom utilizar os mesmos antibióticos, como na última vez ou medicamentos sugeridos para outro paciente.

A diarreia crônica em cães pode estar associada com doenças tais como a pancreatite, doença hepática, síndromes de má absorção, alergias alimentares, etc; e se seu diagnóstico requer mais do que informações obtidas no exame físico ou as histórias dos proprietários, são necessários para estas doenças em muitos casos os testes de laboratório, raios-x, ultra-som, e até mesmo biópsias.

Alguns cães com diarreia infecciosa causada pela salmonela, parasitas, para citar alguns, pode ser infectado pelos donos de animais, por isso, é necessário para resolvê-los imediatamente para evitar problemas de saúde em sua família.