O Golden Retriever faz parte do grupo dos cães de caça, ele adora nadar e sua pelagem pode ter vários tons, que podem variar do amarelo ao vermelho, os preferidos são os que possuem as cores intermediarias.

O Golden Retriever é a segunda raça mais popular dos Estados Unidos, e vem ganhando bastante espaço no Brasil, principalmente como cães guia e de companhia, sendo bastante utilizado como cão terapêutico.

Golden Retriever - Guia de Raças

Origem
O Golden Retriever teve sua origem na Inglaterra em meados do século XIX, com uma mistura dos cães Setter Irlandês, Tweed Water Spaniel e do Terra Nova,  onde o resultado esperado seria a de uma cão dócil, companheiro, inteligente e um ótimo caçador

Comportamento da raça Golden Retriever 
O Golden Retriever tem uma pelagem impermeável e possuem uma juba ao redor do pesco,  dando a ele uma ótima capacidade de nadar tanto em águas frias como quentes.

Possui um excelente olfato e geralmente é muito usado pela policia e bombeiros, como cães de resgate, uma raça muito corajosa que lida de uma forma muito natural ignorando com facilidade o medo em diversas situações de resgate.

Golden Retriever - Guia de Raças

Os Golden Retriever podem ter uma pelagem mais curta, encaracolada e volumosa.

Muitos podem até chegar a confundir o Golden Retriever como o Labrador de pelo amarelo. Em geral, eles são até parecidos mais o Golden Retriever possui uma pelagem mais flocada e extensa que o Labrador.

O Golden Retriever é um cão muito vigoroso e de fácil adestramento, além de ser uma das raças mais inteligentes figurando no numero  4 do rankin mundial

O Golden Retriever se dar muito bem com toda a família ideal para o convívio com crianças e idosos.

O Golden Retriever é um cão muito obediente aprendendo com facilidade um serie de comandos e truques. Um cão muito companheiro que retribui todo o amor recebido pelos seus donos.

Um cão com um espírito muito dedicado, esperto, amável, excelente olfato e mandíbula delicada.

São de fácil adaptação, convivendo muito facilmente em apartamentos, porém o Golden Retriever precisa de exercícios diários. Apesar de seu tamanho eles são um pouco mais calmos que os Labradores.

Características
Os cães da raça Golden Retriever são bastante robustos, sendo incluídos na categoria de médio a grande porte.

As Fêmeas da raça Golden Retriever costumam medir entre 51 a 56 cm de altura e chegam a pesar entre 25 e 27 quilos.

Já os machos costumam ter uma altura 55 a 61 cm e chegam a pesar de 27 a 31 quilos.

Cuidados e Saúde do Golden Retriever
Em geral o Golden Retriever é de fácil manutenção, porém sua pelagem necessita de uma escovação frequente, o Golden é um cão que solta bastante pelo.

Sua saúde é boa e as principais doenças que acometem esta raça são:
– Displasia Coxofemoral;
– Problemas nos olhos;
– Problemas cardíacos;
– Alergias diversas;
– Câncer.