Se você esta prestes a adotar um filhotinho de cachorro, é necessário saber a importância da vacinação nos primeiros meses de vida do cachorro. A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir algumas doenças que acometem os cachorros, algumas delas podem até levar o animal à morte. Então, veja nossas dicas e conheça um pouco mais sobre a importância das vacinações e quais as principais doenças que podem ser evitadas.

  • Cinomose: A Cinomose é uma doença altamente contagiosa, ela é transmitida através de um vírus que ataca diretamente o sistema nervoso central do cachorro, levando em muitos casos a morte do animal.
  • Parvovírose: A Parvovírose é uma das principais causas de doenças em filhotes, a Parvovírose é um vírus que ataca o cão e pode levar a um quadro de desidratação muito grave.
  • Tosse dos Canis: É uma doença transmitida vírus da Parainfluenza que ataca o sistema respiratório do cachorro levando ao animal a produzir sons parecidos com a tosse humana.
  • Leptospirose: A Leptospirose é uma doença provocada pela urina do rato, e se trata de uma zoonose, a Leptospirose é altamente contagiosa e pode infectar também indivíduos humanos.
  • Anti-Rábica: Uma das vacinas mais importante e a que previne a doença conhecida como Raiva.
  • Hepatite: A Hepatite é causada por um vírus e compromete principalmente o sistema hepático do cachorro, em muitos casos a hepatite pode ser fatal, principalmente se seu cachorro for muito filhote.

É muito importante que as vacinas de seu cachorro sejam aplicadas por um profissional competente, e alguns testes clínicos devem ser feitos antes da administração das vacinas. Cachorros que estejam com um quadro clínico alterado não poderão ser vacinados, o ideal é esperar que ele esteja saudável para que a vacina tenha efeito e não cause riscos para seu animal. Então, lembre-se de que seu cachorro deve ser sempre avaliado por um veterinário, exija o pré exame antes de todas as aplicações em seu filhote.