O Labrador Retriver é um cão de família excepcional. Sempre bem humorados e de temperamento amoroso, eles vem conquistando espaço nos corações de vários brasileiros.

Origem do Labrador Retriever

Labrador Retriever - Guia de Raças - labrador 01A raça é nativa de Terra Nova – Canadá, onde trabalhou ao lados dos pescadores na captura de peixes e treinados a pular nas águas geladas para puxar as redes. Alguns exemplares foram levados para Inglaterra em 1800. A raça passou a ser cruzada com setters, spaniels e outros Retiveres para que seu instinto de caçador pudesse ser apurado.

Comportamento e Temperamento do Labrador Retriever

Labrador Retriever - Guia de Raças - labrador 02Os cães da raça Labrador são bastante inteligente, carinhoso, fiel, obediente, se dão muito bem com crianças, com outros cães e animais de estimação. De modo geral, o Labrador late pouco e não possui traços de agressividade.

O Labrador Retriever não é apenas um cão companheiro da família, mais também se destacam como cão guia para cego, cão de caça, na detecção de narcóticos, serviço para pessoas com deficiência, busca e salvamento, agilidade e obediência competitiva.
Labrador Retriever - Guia de Raças - labrador 03Os Labradores são fáceis de serem treinados e como sempre estão querendo agradar, farão qualquer coisa por um petisco ou carinho. Os cães dessa raça podem se tornar indisciplinados caso não seja treinado desde cedo.

Um dos principais problemas entre os Labradores é sua boca nervosa, eles mastigam tudo o que veem pela frente. Por isso, tenha vários brinquedos para que eles possam mastigar e sempre um osso na mão, dessa forma você irá salvar seus sapatos e móveis.

Cuidados e saúde do Labrador Retriever

Labrador Retriever - Guia de Raças - labrador 04Os Labrador possuem uma pelagem dupla, curta, dura e lisa (fácil de cuidar e resistente a água). As cores aceitáveis da raça Labrador são o preto, amarelo (caramelo) e o chocolate. Você pode criar o Labrador Retriever em um apartamento, desde que ele faça exercícios diários, pois os cães dessa raça são bastante ativos, energéticos e trabalhadores.

A expectativa de vida do Labrador é entre 10 e 14 anos. E algumas das doenças que esses cães são propensos a ter são:
Displasia coxofemoral
(quadril);
Catarata (opacidade do cristalino do olho);
Luxação patelar (patela é deslocada a partir da articulação);
Melanoma (câncer invasivo e geralmente maligno em cães);
Atrofia progressiva da retina (doença degenerativa dos olhos);
Displasia do cotovelo (degeneração da articulação do cotovelo);
Glaucoma (doença grave que se caracteriza pelo acúmulo de líquido dentro do olho);
Linfoma (Câncer que afeta os gânglios linfáticos e outros órgãos que possuem tecido linfóide);
Diabetes (ausência ou destruição de certas células que são responsáveis pela produção de insulina);
Doenças Waterline de Black Labrador Retriever (prurido grave, seborréia e alopecia das pernas e barriga).

Características do Labrador Retriever

Altura
Machos 56 cm a 61 cm
Fêmeas 53 cm a 58 cm

Peso
Machos 27 kg a 35 kg
Fêmeas 25 kg a 32 kg

* Alguns Machos podem chegar a 45 kg ou mais.
* Os Labradores de criadores ingleses são mais robustos e pesados, já os Labradores Americanos são magros e altos.