Da mesma forma que os seres humanos, os cães também podem sofrer de constipação intestinal. Ele não é considerado um problema grave para o seu cão e pode ser solucionado em casa. Agora, caso o seu cachorro esteja constipado há vários dias será necessário passar por uma consulta veterinária para verificar se o cão possui alguma obstrução ou outra doença associada.

Como reconhecer se o cão está com o problema
Se seu cachorro faz esforço para defecar ou as fezes que ele consegue expelir estão ressecadas e duras. Com o uso de laxantes naturais em sua dieta será possível solucionar o problema em questão. Agora, caso haja sangue nas fezes do cão, será necessário levá-lo ao veterinário para ser examinado e investigado o problema.

Água
A forma mais simples e fácil de curar a constipação do seu cão é a água. Muitos cães desidratados podem ficar constipados, verifique se seu pet está bebendo água frequentemente. E caso ele não esteja bebendo água pode ser que se encontre desidratado, encoraje o seu cachorro a beber mais água e aumente a ingestão de líquidos, como por exemplo, sopas e caldos (sem sal)

Abóbora
Um laxante natural para resolver o problema da constipação em seu cão é incluir abóbora na alimentação. Pois esse legue de coloração alaranjada possui uma grande quantidade de líquidos, além de ser uma excelente fonte de fibras para o organismo do seu cachorro que irá acabar com esse probleminha. Para que não ocorra exagero durante a dosagem, ofereça ao seu cão duas colheres de sopa de purê de abóbora por dia. Dessa forma o transito intestinal do seu cão irá funcionar melhor e o sofrimento com a prisão de ventre irá desaparecer.

Farelo
Um dos motivos que pode levar os cães a ter prisão de  ventre é devido à falta de fibras em seu dieta. Seu cachorro constipado deve ter uma dieta rica em fibras. Misture uma colher de chá de farelo de aveia na ração do seu cão e misture um pouco com um pouco de água nela.

Leite
O leite pode ajudar no processo de soltar as fezes, mas, em grandes quantidades pode provocar diarréia em seu pet. Escolha o leite de vaca e dê para o seu cão adulto cerca de meia xícara de chá (duas vezes ao dia) e caso seu filhote apenas 1/8 de unha xícara de chá, também duas vezes ao dia.

Leite de Magnésio
O leite de magnésia ou o hidróxido de magnésio pode ser administrado ao seu pet em pequenas quantidades para resolver o problema de constipação intestina. Esse mineral permite o aumento do teor de água, induzindo as fezes em seu cão.

Óleos
Ao adicionar uma pequena quantidade (cerca de meia colher de chá) de óleo mineral, óleo de azeite de oliva ou o óleo de cártimo na dieta do seu cão  pode ajudar a tornar o processo de defecação mais fácil para o seu pet.

Metamucil (Psyllium)
Esta fibra, irá ajudar a aumentar o volume das fezes do seu cachorro. Ela irá estimular os movimentos peristálticos do intestino e aliviar a constipação do seu cão. Basta o seu pet ingerir cerca de duas colheres de chá com o produto a cada 24 horas.

Exercícios
A falta de exercícios pode permitir que seu cão se torne um constipado. Por isso, todos os dias leve o seu cachorro para um passeio.

Alguns cães são mais suscetíveis a constipação intestinal que em outros. Portanto que a condição do animal não seja crônica, e possua períodos de normalidade, o uso de laxantes naturais em sua dieta pode ser utilizado sem problemas. A abóbora pode ser oferecido ao seu cão diariamente, pois ele é rico em fibras e irá ajudar para que não ocorra mais episódios de constipação. Se a constipação for um problema rotineiro na vida do seu cão, evite dar sobras de alimentos que possam afetar o trânsito intestinal do seu cão.