Os cães podem fazer quase 100 expressões faciais, principalmente usando suas orelhas. Como os cães não necessariamente entendem a linguagem do seu tutor, mas compreender as suas emoções. Então, como podemos compreender a deles?

Os cães expressar emoções através de expressões faciais e posturas corporais. Se um cão está olhando para você, sem piscar, você deve saber que você é percebido como uma ameaça.

A menos que você queira confronto, evitar o seu olhar e relaxar o corpo irá sinaliza para o cão que você não quer “problema”.

Da mesma forma, você já deve ter percebido que os cães não gostam de contato visual direto. E tentar fazer contato visual direto com o cão você estará procurando “problema” e, a menos que o cão esteja tenso. Pelo menos é assim que o cão vai interpretar o seu comportamento.

Se a boca do seu cão está bem fechada, você pode ter certeza de que há tensão em seu cão. Por outro lado, se você observar que os lábios estão para os lados e relaxado, você não tem nada para se preocupar. Se o cão lambe os lábios, a certeza de que é satisfeito com a situação, seja ela qual for. Se o cão está babando mais do que normalmente e não há bifes em vista, é aconselhável levar o cão a um veterinário como salivação excessiva caso não seja característico da raça do cão pode ser um sinal de problemas médicos.

Aprender a ler as expressões faciais do seu cão fortalece o vínculo que vocês dois têm e pode evitar situações muito desagradáveis.