Se você possui um cão de meia idade ou idoso e vem observando que ele aumentou drasticamente a ingestão de água, essa mudança pode ser um sintoma de um problema médico que deve ser identificado o quanto antes para um tratamento adequado.

Existe três causas bastante comuns que levam os cachorros de meia idade e idosos a beberem mais água:
– Doenças Renais;
– Diabetes Mellitus;
– Síndrome de Cushing.

Doença Renais: A doença renal é bastante abrangente e que inclui desde uma infecção a danos mais graves. O exame para detectar o problema é através do teste de sangue ou de urina para detectar a infecção renal, o que provoca uma alteração no sistema da regulação da água no corpo, ou uma deterioração mais grave da função renal.

Diabetes Mellitus: A diabetes ocorre devido à baixa produção de insulina ou por conta da inadequada resposta das células do corpo à insulina. O diagnóstico pode ser facilmente diagnosticado ao procurar açúcar na urina ou sangue do animal. Quando o nível de açúcar (glicose) no sangue está superior a 200, ela pode ser detectada na urina.

O tratamento da diabetes em cães é feito através de injeções de insulina duas vezes ao dia, sempre com a supervisão de um veterinário, já que para calcular a dosagem do medicamento pode ser difícil pelo tutor. Caso o seu cão possua diabetes é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes, já que sua saúde ainda não foi comprometida. Quando a doença está em estágio avançado é necessário internação em um hospital veterinário e em alguns casos o cão pode não sobreviver. Vale salientar que só a mudança da dieta é eficaz no controle da diabetes em cães, mas uma dieta rica em fibras pode ajudar bastante a melhorar a sua saúde.

Caso a doença seja confirmando o tratamento pode ser feito através de antibióticos e outros medicamentos, além de uma dieta rica em proteína de alta qualidade.

Síndrome de Cushing: É um problema hormonal que ocorre quando as glândulas subra renais produzem de forma demasiada cortisol. Que afeta o sistema de regulação de água no corpo, fazendo com que produza maior quantidade de urina. Fazendo com que o cão beba bastante água.

Esta doença é causada por um pequeno tumor ou por uma glândula adrenal pituitária. Podendo aumentar o risco a outros problemas, como a diabetes, a perda da de pelo, infecções, etc.

Como a síndrome de Cushing tende a ser uma doença crônica, que age de forma mais lenta e com menos urgência quando comparada a diabetes ou a evolução da doença renal. Ela poderá ser detectada através de exame de sangue e por um ultra-som.