Os nossos cachorros nos vêem como pais, lideres da matilha ou até como o seu porto seguro. Então, quando você sai de casa o seu cachorro pode sofrem da síndrome da ansiedade da separação.

Em muitos casos o cão fica sozinho deitado na porta a espera de seu retorno, tanto que no momento em que você chega em casa ele fica alucinado, enlouquecido, alegre e feliz ao mesmo tempo. E por não saber lidar com tantas emoções de uma só vez, ele late e pula sem parar. E isso pode ser um problema, principalmente se você mora em apartamento.

Como fazer para que seu cachorro parar de latir quando você chega em casa?
Algumas dicas básicas resolvem esse problema rapidinho, então fique atento as nossas dicas:

  • Ao chegar em casa aja naturalmente sem fazer muita festa ou alarde, em muitos casos o latido excessivo é reflexo da própria atitude do dono, então, se você chegar em casa e faz a maior festa para o seu pet, ele fará a mesma festa para você;
  • Acostume aos poucos o seu cachorro a ser mais tranquilo na sua volta para a casa, destine os primeiros minutos da sua chegada a ele, ou a eles no caso de mais de um cachorro;
  • Uma dica que não costuma falhar é dar carinho e atenção. Então, quando o seu cachorro estiver no máximo de sua excitação e alegria, latindo horrores, sente em um sofá e dê carinho, passe a mão em sua cabeça, fale com ele, ou até de uma boa escovada em seus pelos. Tudo isso com uma voz calma e suave.
    É importante que todos os moradores da casa repitam o mesmo procedimento, pois só assim os efeitos terão resultados. Os cachorros aprendem por associação, e se o treinamento não for feito por todos os moradores da casa o resultado será bastante insatisfatório.

Seguindo essas dicas simples de adestramento e entendendo como funciona o comportamento canino, em pouco tempo você terá um cachorro super comportado, calmo e feliz. Além disso, esse também se tornará um ótimo momento de intimidade entre você e seu cão, fortalecendo ainda mais os laços de amizade.