Um fator recorrente que atinge tanto os cães como os gatos é a obesidade, hoje em dia os casos de animais obesos ou com sobre peso esta presente em mais de 45% da população, isto é um fator muito prejudicial para o animal, reduzindo drasticamente sua expectativa de vida e levando a sérios problemas de saúde, interferindo também e sua qualidade de vida.

cachorro obeso

A obesidade é responsável por uma série de doenças em especial a diabetes, que e mais frequente em gatos mais também atingem os cães, os problemas articulares e as doenças hepáticas também são muito frequentes sem falar das perigosas doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer.

Então, para evitar a obesidade em seu animal é uma responsabilidade muito importante do tutor. Tenha muito cuidado na hora da alimentação, pois ela reflete na maior parte do acumulo de gordura no animal, de sempre a quantidade indicada que vem especificada na embalagem da ração, caso observe que seu animal mesmo assim esta ganhando peso consulte um veterinário para investigar a situação.

Caso seu animal se alimente com comida de panela, cabe a você fazer um acompanhamento de seu peso, uma dica muito útil é passar a mão pelas costelas do animal, se der para sentir com facilidade ele pode estar magro, e se for difícil sentir as costelas, ele provavelmente estará gordo. Esta dica vale tanto para cães como para gatos. Também tenha muito cuidado nos petiscos fora de hora, como salsichas e Paes.

tabela de peso de seu cao

Exercite seu animal
O exercício é sem duvidas umas das melhores maneiras de controlar não somente o peso, como também é um ótimo estimulante mental.

No caso dos gatos procure fazer brincadeiras com ele, para estimular se instinto caçador. Já no caso dos cães procure fazer uma caminhada diária, de no mínimo 30 minutos.

Brinque com seu animal e mantenha a sua saúde em dia, afinal de contas eles são nossos melhores amigos.