O Pastor Alemão é uma raça bastante completa e esperta, para se ter ideia ele ocupa a terceira posição no ranking das raças de cachorro mais inteligentes. Os cães da raça Pastor Alemão é uma das raças preferidas para serem como cães de guarda, sua obediência e ferocidade se destacam neste quesito.

Origem da Raça Pastor Alemão:
A origem da Raça Pastor Alemão se da na Alemanha, que por sinal é bem recente, embora alguns achem que a raça tem uma enorme semelhança com os lobos, isso é mera coincidência, os Pastores Alemães são tão próximos dos lobos quanto qualquer outra raça de cachorro.

O primeiro cão Pastor Alemão teve seu primeiro registro no século XX por um oficial aposentado da cavalaria Alemã. O Pastor Alemão foi amplamente utilizado na guerra!

Os esforços para o desenvolvimento do Pastor Alemão foram tremendos e em 1899 foi criada uma associação dedicada exclusivamente à fiscalização dos padrões da raça. Dai por diante a raça Pastor Alemão foi moldada de forma onde sua habilidades como cão de pastoreio fossem aprimoradas.

Em pouco tempo o Pastor Alemão ganhou status e se tornou uma das principais raças de cachorro do mundo, sendo por muito tempo a raça mais popular nos Estados Unidos e Europa.

Curiosidade sobre o Pastor Alemão:
Você sabia que o Pastor Alemão teve seu nome original mudado em alguns países? Para desvincular o nome do Pastor Alemão que na época da primeira guerra fui bastante utilizado pelos Alemães o AKC passou a chamar a raça de apenas Cão Pastor e na Inglaterra passou a se Chamar Lobo do Alsácia, mais logo essa moda passou e a raça voltou a se chamar Pastor Alemão.

Adestramento do Pastor Alemão:
O Pastor Alemão é uma raça bastante fácil de ser treinada, não é a toa que ele é bastante utilizado em filmes de Hollywood, o mais conhecido deles e o famoso Rin Tin Tin. O pastor Alemão também é uma raça muito utilizada pela polícia como cão farejador de explosivos, como também, no esquadrão K9 onde eles são muitas vezes utilizados no controle de tumultos e perseguição de bandidos.

A raça também é amplamente utilizada como cães guia, cão de exposição e cão de guarda, além de serem ótimos cães de companhia.

Temperamento, comportamento e cuidados com o Pastor Alemão:
Com um temperamento bastante controlado o Pastor Alemão convive muito bem em família, principalmente com cachorros de outras espécies, a lealdade é um fator muito destacado nesta raça.

O Pastor Alemão necessita de bastante exercício físico, de preferência todos os dias, então se você esta pretendendo ter um Pastor Alemão o acostume com exercícios desde filhote. Para o pelo do Pastor Alemão ficar sempre bonito e saudável, será necessário uma escovação de duas a três vezes por semana.

Saúde do Pastor Alemão:
O pastor Alemão é um cachorro bastante saudável, e a principal doença que costuma afetar a raça é a displasia coxofemoral de quadril e de cotovelo. Ostros problemas característicos da raça são de menores preocupações.

Expectativa de Vida do Pastor Alemão:
Em geral o cães da raça Pastor Alemão tem uma boa expectativa de vida e chegam a viver em media 13 anos.

Características do Pastor Alemão:
Pais de Origem:
Alemanha

Peso
Macho 34-43 kg
Fêmea 34-43 kg

Altura-Tamanho
Macho 60-66 cm
Fêmea 55-60 cm