O Pequinês é um excelente cão de colo, bastante dócil e apegado ao dono, a raça já chegou a ser uma das mais populares do Brasil.

Origem da Raça Pequinês:
A origem do Pequinês se da na China na época da dinastia Tang por volta dos anos 700 dc a 1000 dc. Na época os cães da raça Piquinês recebiam o nome de Cães de Leão por conta de seu pelo que se assemelha bastante a juba de um Leão.

Já por volta do ano 1860 o Pequinês foi levado para a Inglaterra onde por muito tempo foi à raça preferida da realeza.

Temperamento, comportamento e cuidados com o Pequinês:
O Pequinês possui um temperamento forte, apesar de ser um cão muito amável com os membros da família, ele pode ser um pouco arisco com os estranhos. O Pequinês tem uma fama de ser teimoso além de ser uma raça bastante independente.

Para quem pretende ter um Pequinês em casa é muito importante saber quem os seus pelos estejam sempre escovados. Os cães da raça Pequinês são muito sensíveis ao calor, então nada de deixar ele no quintal durante o dia, os cães desta raça são ideais para apartamento.

Saúde do Pequinês:
Em geral, o Pequinês é uma raça bastante saudável e não adoece com facilidade, porém algumas doenças são mais propicias a esta raça como: Narina estenotipa, dermatite de dobra da pele, litíase urinaria, cerato conjuntivite seca e luxação da patela.

Características e expectativa de Vida do Pequinês:
Os cães da raça Pequinês vivem por bastante tempo, em media a sua expectativa de vida e de 13 a 15 anos

Características gerais do Pequinês
Peso

Machos 5kg
Fêmeas 5kg

Altura – Tamanho
Machos  15 cm a 25 cm
Fêmeas  14 cm a 24 cm