É durante as férias ou quando você tem que sair por um longo período e não pode levar o seu cão, surgem várias dúvidas. Será que devo deixar meu cão em um hotelzinho pet? Peço para alguém cuidar dele em casa durante minha ausência? Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho? Na maioria dos casos os cães estão apegados aos seus donos e até mesmo uma simples ida ao trabalho pode deixar o cão triste ou muito estressado.

Até o momento não existe um número de horas exatas que possa definir o quanto o seu cão consegue ficar sozinho. Se seu cão passa o dia dormindo ou brincando sozinho pode até parecer tudo ótimo. Mas caso contrário, seu cão tenha o hábito de chorar, latir ou destruir a casa com sua ausência esse pode ser um grande problema.

Para os cães mais apegados aos donos existem algumas dicas valiosas que pode evitar todo esse sofrimento durante as horas em que você estiver fora de casa. Veja a seguir:

Dica 1: Evite fazer muita festa ao chegar em casa. Claro que você não deve ignorá-lo, mas tente fazer uma recepção mais contida. Dessa forma ele começará a não se desesperar ao ficar sozinho.
Dica 2: Compre vários brinquedos para ele se distrair durante sua ausência.

Dica 3: Deixe pela sala ou no sofá uma peça de roupa sua usada. Assim, ele se sentirá mais tranquilo por estar sentindo o seu cheiro.

Dica 4: Evite ficar com o cão ao seu lado a todo tempo quando estiver em casa.

Dica 5: Caso o seu cão tenha o hábito de dormir em sua cama, não feche a porta do quarto ao sair de casa. Já que esse local ele irá se sentir mais confortável e provavelmente passar a maior parte do tempo quando você estiver fora de casa.