A resposta para esta pergunta é mais simples do que se parece, eles se chacoalham para se secar, isso mesmo, para se secar! O chacoalho do cão acontece de uma maneira muito rápida e intensa, neste momento o cachorro chega a expelir a água em acelerações que variam entre 10 a 70 vezes a gravidade, isso é muito rápido, se compararmos com um piloto de caça que aguentam no máximo 9G de gravidade.

Mais o simples ato de se chacoalhar é muito mais complexo do que imaginamos, o cachorro não se balança de um lado para o outro sem motivos, neste momento é tudo muito bem calculado e tudo começa na cabeça, pescoço, ombros e logo depois o restante do compor ate parar na cauda, são movimentos muito sincronizados e que surtem um efeito muito satisfatório.

Para se ter ideia da importância deste processo, caso o cachorro não se chacoalhasse ele gastaria cerca de 20% de sua energia calórica somente par se secar, o ato de se chacoalhar elimina em torno de 70% de toda a água instalada no pelo do cão.

Confira no vídeo a seguir como os cães se chacoalhando em câmera lenta e veja a maestria e sincronicidade dos movimentos:

Cães se chacoalhando em câmera lente: