Marcar território pode até parecer um ato inocente, quando ocorre em um lugar ao ar livre. Mas as coisas mudam de figura quando o seu cão decide levantar a pena para o seu tapete ou para algum móvel da casa. Compreender por que o cão marca território pode ajudar a identificar melhor o problema e descobrir uma técnica para que ele pare com esse comportamento.

Exame médico
Antes de sair perdendo a paciência por conta de uma mancha de xixi em seu tapete, respire fundo e agente uma consulta veterinária para o seu cão. Em alguns casos o cão pode chegar a urinar dentro de cada devido a um problema médico. Infecções do trato urinário, doenças renais, diabetes, anormalidades endócrinas e pedras na bexiga são alguns exemplos de problemas de saúde que podem provocar a eliminação de urina no interior da casa pelos cães.

Território
Nós seres humanos somos altamente territoriais, basta olhar ao redor e você verá cercas erguidas em todos os lugares. Cercas, portas e portões impedem que vizinhos entrem em seu território. De forma semelhante o cão pode marcar o seu território para permitir que outros cães fiquem sabendo que aquele é o seu espaço sem ter que desafiá-lo fisicamente.

Reprodução
Caso você tenha uma cadela no cio ela vai anunciar a sua disponibilidade sexual. E se você tiver um cachorro em sua casa ele marcará o território para permitir que outros cães fiquem sabendo que ele é o dono da área específica. Acredita-se que a esterilização do cão irá reduzir a marcação de território do cão de 50 a 60% dos casos de urina em local indevido.

Outras razões
Em alguns casos, os cães que compartilham a casa com outros cães podem começar a marcar território devido às mudanças sociais ou conflitos entre os cães. Por outro lado, se o cão apenas demarca território apenas quando fica sozinho, as chances são de que ele pode não esteja marcando território, mas simplesmente sofrendo de ansiedade devido a separação. Em caso de dúvidas, consulte um profissional.