Um fato que sempre gera curiosidade aos donos de animal é em relação ao nariz do cachorro, e muitas pessoas sempre fazem a mesma pergunta, por que o focinho do cão e tão gelado?

O focinho do cachorro tem a função de transpiração, juntamente com a boca e as patas, esses são os únicos locais onde ocorrem a troca de calor no seu animal.

Então o ar que sei pelo focinho do cachorro e quente, e esse ar vira liquido ao contato com o ar mais frio do ambiente, em um processo chamado de condensação, devido a essa mudança de temperatura, sempre achamos que o focinho do cão esta sempre gelado, mais na verdade ele esta úmido. Mais nem sempre o focinho do cachorro fica molhado ou gelado, isso depende muito da época do ano, e do ambiente em que o cachorro se encontra.

Geralmente pela manhã, quando o cão acorda o seu focinho esta mais seco, isto e normal por que neste período o seu animal não precisou fazer muita troca de temperatura, porem após uma caminhada, o seu cão estará bem ofegante e com um focinho bastante molhado.