O passeio com o cachorro é uma das atividades mais importantes na vida de um cão, ele evita uma série de problemas de saúde, dando a seu cachorro muito mais saúde física e mental. O passeio é indicado para todos os cães, mesmo para os que moram em casa com quintal grande, é durante o passeio que o seu amigão interage com outros animais e cheiros, além de gastar toda a sua energia. Então, se você quer ter um cachorro calmo e submisso, pegue logo à coleira e vá para a rua com ele.

Veja algumas dicas de cuidados básicos ao passear com seu cachorro:
É muito importante ficar atento a alguns itens que tornarão o seu passeio muito mais agradável.

  • Não saia de casa com seu cachorro tenso: Muitos cachorros já sabem à hora em que o dono vai passear com ele, e por conta disso o simples fato de ver a coleira já deixa o cachorro bem agitado, então a sua postura neste caso deve ser de esperar o cachorro se acalmar e depois disso sair para o passeio. Nunca acostume o cachorro a sair agitado, ele pode levar toda essa energia para o passeio, o que resultará em inquietação e puxões no meio do caminho.
  • Treine o comando junto: o comando junto é um dos mais importantes quando falamos de passeio, um cachorro que consegue entender esse comando terá uma experiência muito mais agradável.
  • Cheirar: O ofato é um dos principais sentidos do cão, é com o faro que o cachorro descobre o mundo, então deixe o seu cachorro sentir o cheiro da rua e de outros cachorros.
  • Xixi e cocô: Uma das grandes vantagens de passear com um cachorro é a de acostumá-lo a fazer as necessidades na rua, o cão é um animal muito esperto e aprende isso fácil, basta ter um horário regrado para o passeio e você verá que ele irá escolher a rua para fazer as suas necessidades, deixando assim a sua casa muito mais limpa e cheirosa. Lembre-se de sempre levar um saquinho para recolher as fezes do seu cachorro.
  • Coleiras: A coleira é muito importante na hora do passeio, apesar de alguns cachorros andarem soltos na rua isso não é o recomendado. O correto é usar sempre uma coleira que dependendo do porte de seu cachorro poderá ser peitoral ou estranguladora, as coleiras peitorais são mais indicadas para os cachorros menores onde você tem mais controle sobre sua força, já as estranguladoras são indispensáveis para os cachorros maiores.
  • Focinheira: O uso da focinheira é recomendado para os cachorros mais agressivos, então se você tiver um cachorro grande que já tenha mostrado sinais de agressividade, utilize a focinheira principalmente em locais onde aja um fluxo grande de pessoas.