Recentemente o mascote aqui do blog Bruce, um Labrador preto de 4 anos de idade e ficou lambendo o chão sem parar, o que nos assustou bastante, imediatamente ligamos para a clínica veterinária, onde um veterinário acredito que recém formado não soube explicar e relatou que nunca tinha visto um episodio como esse em toda a sua carreira profissional, orientou que Bruce fosse levado a clínica imediatamente.

Resolvemos esperar um pouco mais, já que ele não apresentava outros sinais mais graves, como um engasgo ou algo mais sério.

Logo de inicio achamos que eram gases ou algum desconforto abdominal, fizemos massagem em sua barriga e no seu pescoço o que fez ele vomitar uma gosma branca com muitos pelos, já que ele estava lambendo o chão a cerca de 1 hora, demos também um remédio anti gases para ele, o que fez ele arrotar bastante.

Então, a pergunta – “Porque o meu cachorro está lambendo o chão sem parar durante muito tempo?”

Consultando um veterinário já experiente fomos informados que, quando os cachorros sentem algum desconforto abdominal eles tendem a provocar o próprio vomito, neste caso lamber o chão ou comer grama, o que ajuda no processo de provocar um vomito forçado. Esta auto defesa canina vem de milhares de anos atrás, passando geneticamente de geração em geração.

Quando o cachorro come algo que não faz bem a sua saúde, ou apenas comem rápido de mais pode ocorrer uma fermentação inapropriada o que gera gases em seu estomago, e todos nós sabemos o quanto os gases incomoda.

Então, se seu cachorro apresentar este sintoma, realize os procedimentos citados acima, e espere um pouco até a ida ao veterinário.

*** Caso você perceba que ele não esta melhorando, e se seus sinais vitais estão comprometidos ou você não possui experiência com cachorros, o indicado é realmente levar o seu animal imediatamente a uma clínica veterinária.